queda de cabelo feminino – tratamento

1

O crescimento do cabelo é afetado por muitos fatores. Embora a queda de cabelo seja um problema frequentemente encontrado por homens mais velhos, muitas mulheres também enfrentam o problema de cabelo reduzido ou ralo em algum estágio de suas vidas. Isso afeta nossa autoestima e autoconfiança e, às vezes, é um sinal de outros problemas de saúde que precisam ser resolvidos.

Aproximadamente 70% das mulheres com mais de 70 anos sofrem de calvície de padrão feminino (o tipo mais comum de queda de cabelo) e 40% das mulheres apresentam queda de cabelo após a menopausa.

É normal que homens e mulheres percam uma pequena quantidade de cabelo por dia (cerca de 100 fios). A perda ou afinamento do cabelo ocorre quando certos gatilhos (como os mencionados acima) interrompem o ciclo de crescimento do cabelo saudável e mais cabelo entra na fase de repouso (queda) do que o normal. Isso pode resultar em falta de cabelo em áreas visíveis ou visivelmente enfraquecimento do cabelo.

Causas Da Queda De Cabelo Em Mulheres

As causas da queda de cabelo feminina estão relacionadas a alguns fatores importantes. Alguns motivos estão relacionados ao estilo de vida, alguns estão relacionados aos hormônios e alguns estão relacionados a problemas médicos. Cada mulher será afetada de maneira diferente.

A predisposição genética também afeta a resposta do corpo às mudanças. Nem todas as mudanças na saúde do cabelo são permanentes. Se os folículos capilares não estiverem danificados e a queda de cabelo não for o resultado de problemas médicos internos (como doenças autoimunes como alopecia areata), então, assim que o desequilíbrio for corrigido, o cabelo voltará à saúde.

Queda De Cabelo Relacionada À Idade

O desbaste e afinamento do cabelo são geralmente fatores normais do envelhecimento, assim como o cabelo grisalho. O cabelo ficará mais frágil, sua taxa de crescimento diminuirá e os folículos capilares encolherão (afetando a densidade de cada cabelo). A perda de cabelo em mulheres jovens é menos comum e geralmente é a resposta do corpo às mudanças ou ao estresse que está ocorrendo.

A gravidez e o período pós-parto podem levar a mudanças fundamentais nos níveis de hormônios femininos. O aumento de estrogênio e progesterona faz com que o cabelo se torne quebradiço e comece a emagrecer. Devido ao desequilíbrio dos hormônios da tireoide, algumas mulheres também podem apresentar queda de cabelo alguns meses após o parto. Essas mudanças geralmente são temporárias.

A menopausa afeta cada mulher de maneira diferente, mas o cabelo ralo é um sintoma comum. A redução do estrogênio durante a menopausa fará com que os folículos capilares caiam, e o cabelo restante perderá volume e densidade e se quebrará com mais facilidade.

A perda de cabelo hormonal também pode ser resultado de pílulas anticoncepcionais, medicamentos ou condições médicas que afetam os níveis hormonais.

Tratamento De Queda De Cabelo Para Mulheres

Embora o processo de queda de cabelo seja inofensivo para o corpo, é compreensível que a queda de cabelo feminina possa incomodar de qualquer forma. Para muitas mulheres, o cabelo faz parte de sua identidade, e aceitar a perda de cabelo pode ser emocionalmente difícil e ressoar com confiança.

O primeiro passo importante no tratamento da queda de cabelo feminina é entender a causa. Procure ajuda e apoio do seu médico ou cabeleireiro. Quanto mais cedo o problema ou a causa for descoberto, mais cedo o tratamento pode ser feito para reparar, reverter ou retardar a queda de cabelo. Se o seu cabelo está rareando ou caindo devido a medicamentos, discuta o problema e as alternativas possíveis com seu médico.

Nenhum tratamento para queda de cabelo é 100% eficaz e nenhuma cura é garantida (no entanto, nem toda queda de cabelo é permanente). Existem tratamentos mais radicais e invasivos disponíveis, mas eles têm efeitos colaterais e geralmente são muito caros.

O minoxidil pode ajudar a estimular os folículos capilares, mas nem sempre produz resultados significativos.

Os corticosteroides podem ajudar o cabelo a crescer, mas o número de casos de sucesso é limitado.

A terapia com laser ou luz pode ajudar a estimular os folículos capilares para certos tipos de queda de cabelo.

O transplante de cabelo permite que parte do cabelo ou cabelo artificial do paciente seja movido cirurgicamente para a área de desbaste.

1 Comment
  1. […] potente e tentar reabastecê-la duas a três vezes por semana – por alguns minutos, na banheira, ou de forma mais detalhada, aplicando uma mecha após a outra. Vale lembrar que, como em qualquer […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.