Raiz oleosa e pontas secas, como tratar?

0

O cabelo com raiz oleosa e pontas secas, também é conhecido como cabelo misto. Esse tipo de cabelo precisa de cuidados especiais para se manter sempre saudável e é claro, visualmente mais bonito.

Aprenda os cuidados necessários para cuidar adequadamente dos fios com raiz oleosa e pontas secas.

Quando a raiz oleosa e pontas secas são comuns no cabelo?

A raiz oleosa e pontas secas são mais comuns em cabelos ondulados, mas também podem ocorrer em cabelos crespos e cacheados. Isso acontece porque a oleosidade do couro cabeludo não consegue atingir as pontas, devido ao formato do fio. Por conta disso, as pontas se tornam mais ressecadas e a raiz, mais oleosa.

Quais as etapas para tratar a raiz oleosa e pontas secas?

Podemos dividir o cuidado com o cabelo com raiz oleosa e pontas secas, em duas partes. A primeira delas, visa livrar a raiz da oleosidade, limpando muito bem o couro cabeludo, deixando-o livre de todo tipo de impureza.

Quais as etapas para tratar a raiz oleosa e pontas secas?
Etapas do tratamento. Fonte/Reprodução: original.

E a segunda, é tratar muito o comprimento e as pontas, para que elas fiquem hidratadas, alinhadas e muito mais macias.

Dicas para tratamento da raiz oleosa e pontas secas

Algumas dicas conseguem cuidar desse tipo de cabelo, tornando-o mais saudável e muito mais bonito. Confira a seguir como cuidar do seu cabelo misto:

Produtos para cabelos mistos

Hoje existem produtos para todo tipo de cabelo, inclusive para cabelos mistos. Por isso, na hora de escolher os produtos para cuidar do seu cabelo, escolha os desenvolvidos especificamente para esse tipo de cabelo.

Evite água quente

A água quente estimula que a região do couro cabeludo fique ainda mais oleoso e as pontas se tornem mais secas. Por isso, quem tem cabelo misto deve evitar lavar os fios em água muito quente. O ideal é sempre escolher água morna ou fria, mas jamais quente.

Abuse da umectação

 A umectação é um banho de óleo nas pontas dos fios e proporciona diversos benefícios para a saúde do cabelo. Além de aumentar consideravelmente a hidratação das pontas, que já são naturalmente mais danificadas, também consegue deixá-las mais alinhadas e macias.

Use finalizadores

Os cremes finalizadores também são indispensáveis para quem tem cabelo com a raiz oleosa e pontas secas. Isso porque esse tipo de produto, usado apenas no comprimento e pontas, consegue prolongar a hidratação dos fios. Além de protegê-los de diversas agressões externas como a poluição e ação do sol.

Não use secador

Assim como a água quente, as ferramentas térmicas conseguem estimular a oleosidade do couro cabeludo e ressecar o comprimento e as pontas dos fios.

Dicas para tratamento da raiz oleosa e pontas secas
Secar naturalmente. Fonte/Reprodução: original.

Mesmo utilizando protetor térmico todas as vezes, o mais recomendado é não usar esse tipo de ferramenta. O uso do secador deve ser uma exceção, ou seja, usado apenas em ocasiões específicas e nunca diariamente.

Produtos ricos em óleos

Os produtos ricos em óleos vegetais também são ótimas opções para manter os fios mistos mais hidratados. Composições que contenham óleo de coco, óleo de semente de uva, óleo de amêndoas ou até mesmo manteigas, como manteiga de karité, manteiga de abacate e manteiga de murmuru são ótimas opções para manter a saúde desse tipo de cabelo sempre em dia.

Embora pareça difícil, o cabelo com raiz oleosa e pontas secas só precisam de uma mudança de hábitos no dia a dia. Usando os produtos certos e fugindo de danos desnecessários, você garante um cabelo misto saudável e extremamente bonito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.