Saiba quais são os produtos para cuidar do seu cabelo! Para todos os tipos!

1

Saber escolher os produtos para cuidar do seu cabelo é um passo fundamental para mantê-lo sempre saudável e bonito. Apesar de muita gente fazer essa escolha de uma forma intuitiva ou até mesmo pela embalagem do produto, é preciso ter em mente seu tipo de cabelo e suas necessidades na hora de comprar os produtos.

Quer descobrir como escolher os produtos para cuidar do seu cabelo da melhor forma? Confira nossas dicas.

Tipos de cabelo e seus cuidados necessários

Apesar de parecer que cabelo é tudo igual, não podemos colocá-los na mesma caixa. Cada tipo de cabelo tem seus cuidados especiais, que precisam ser seguidos para se manter sempre saudáveis.
Por isso, preparamos dicas especiais para todos os tipos de cabelo, descubra todas elas a seguir:

Cabelo Ondulado

Cabelos ondulados são considerados, por muita gente, os mais difíceis de serem cuidados. Por estar entre o liso e o cacheado, nem sempre ele terá uma forma definida. E está tudo bem!

Naturalmente, fios ondulados têm mais frizz que os demais, por isso, cuidados na hora de pentear e evitar esfregar a toalha para secá-lo são fundamentais.

Cabelo Cacheado

Os cabelos cacheados são os mais ressecados. Por isso, uma boa finalização com óleos e tratamentos ricos em ativos nutritivos vão manter seus fios bem nutridos e com aparência mais bonita.

Cabelo Liso

Quem tem cabelo liso, pode sofrer um pouco na hora de escolher produtos para cuidar do seu cabelo. Isso porque esse tipo de fio pode pesar com mais facilidade, então produtos com texturas mais leves e até mesmo spray costumam dar mais certo com esse tipo de cabelo.

Cabelo Crespo

O cabelo crespo tem os fios bem fininhos, então, é preciso ter cuidado na hora de pentear. Esse tipo de cabelo não deve ser penteado seco, pois pode quebrar com mais facilidade.
Use pentes de dentes largos e pente os fios enquanto ainda estiverem úmidos e com todo cuidado e delicadeza.

Shampoo: produtos para cuidar do seu cabelo

O shampoo é um dos principais produtos para cuidar do seu cabelo. Isso porque ele é o responsável por realizar a limpeza do seu couro cabeludo e dos fios, o que deixa livre de impurezas e prepara o cabelo para receber o tratamento.

Qual o shampoo ideal para cada tipo de cabelo?

Na hora de escolher o seu shampoo, vale conferir as informações da embalagem, suas necessidades e seus desejos. Por exemplo, se deseja mais brilho, menos volume, se é um cabelo colorido ou com química, liso ou cacheado e por aí vai.

Normalmente a atenção maior nessa escolha deve ser em quem tem cabelos crespos, cacheados ou com química, pois esses tipos de cabelo pedem nutrientes específicos. Cabelos crespos e cacheados devem optar por produtos ricos em óleos e manteigas vegetais. Já os cabelos com química, precisam de aminoácidos e proteínas para reparar os danos.

Como lavar o cabelo com shampoo?

Muitas pessoas lavam o cabelo da forma errada, por mais simples que pareça, o que prejudica a saúde dos fios. Na hora de aplicar o shampoo, a quantidade de produto, independente do tamanho dos fios, é do tamanho de uma moeda de um real.

A aplicação deve ser apenas no couro cabeludo, de forma a massagear com cuidado, com as pontas dos dedos. O comprimento dispensa o uso de shampoo, evitando o ressecamento. A água com shampoo que escorre do couro cabeludo, já é o suficiente.

Condicionador: produtos para cuidar do seu cabelo

O condicionador sela os fios, o que mantém os nutrientes repostos pelo tratamento dentro dos fios. Ele também tem o poder de selar as cutículas do cabelo, ao deixá-lo brilhoso, macio e com aspecto mais bonito e saudável.

Quais os tipos de condicionadores para cada cabelo?

Da mesma forma que o shampoo, os condicionadores devem atender as necessidades do cabelo. Mas nesse caso, sempre opte por usar o condicionador da mesma marca e da mesma linha que o shampoo. Eles foram desenvolvidos juntos e por isso, funcionam melhor quando utilizados de maneira conjunta.

Como usar o condicionador?

Ao contrário do shampoo, o condicionador só deve ser aplicado no comprimento e nas pontas dos fios. Quando aplicamos o condicionador no couro cabeludo, ele pode não só
deixar os fios com aspecto sujo, mas também causar problemas como coceira, irritação e até mesmo caspa.

Existem tipos de gel para cada tipo de cabelo?

Mais usado pelas crespas e cacheadas, o gel de cabelo é um finalizador que ajuda a modelar os cachos e mantê-los por mais tempo.

Existem tipos de gel para cada tipo de cabelo
Fonte/Reprodução: original

Além desse gel modelador, também existe o gel fixador. Esse segundo é usado para fixar penteados e também para fazer o famoso baby hair.

O gel modelador pode ser usado na frequência que desejar, já o fixador é recomendado usar apenas quando necessário, não deve ser usado diariamente.

Como usar gel?

O gel é sempre usado na finalização dos fios, independente do seu tipo. Então com os fios secos, aplique o gel nos fios na quantidade necessária e finalize como desejar.

Creme de pentear: produtos para cuidar do seu cabelo

Apesar de quase sempre esquecido ou ignorado, o creme para pentear é indispensável quando selecionamos os produtos para cuidar do seu cabelo.

Tipos e benefícios do creme de pentear para cada cabelo?

Existem cremes de pentear com diversas composições e texturas diferentes. Mas no geral, os benefícios desse produto são os mesmos:

  • Fios hidratados por mais tempo;
  • Alguns oferecem proteção solar e térmica;
  • Reduz o frizz;
  • Deixa o cabelo mais macio;
  • Proteção contra danos externos.

Esse é um produto que precisa ser usado em qualquer tipo de cabelo, o que faz totalmente a diferença na saúde dos fios.

Como usar o creme de pentear de forma certa?

O creme de pentear é aplicado nos fios ainda úmidos depois da lavagem e tratamento. Assim como o condicionador, ele também é aplicado apenas no comprimento e nas pontas. Nada de exageros, a quantidade deve ser pouquinha.

O que é um Finalizador de cabelos?

Cada vez mais, os finalizadores se tornam produtos para cuidar do seu cabelo que não podem faltar na sua rotina. Todos os produtos usados depois do tratamento do cabelo, são considerados produtos finalizadores. Eles podem ter diversas funções diferentes: proteção térmica, definição, reparação e etc.

Como usar o Finalizador de cabelos?

Todos os finalizadores sempre são usados depois do cabelo tratado, normalmente com os fios ainda úmidos. A aplicação é feita apenas no comprimento e nas pontas, no couro cabeludo o único produto que pode ser aplicado, é o shampoo.

Finalizador para evitar Frizz

O frizz é uma queixa recorrente em diversos tipos de cabelo e alguns produtos podem te ajudar a diminuir muito esse problema. Você pode procurar por finalizadores com ação antifrizz, que vão selar as cutículas dos fios e sumir com o frizz do seu cabelo.

Óleo para cabelo

Existem diversos tipos de óleos diferentes para serem usados nos fios. Desde os óleos finalizadores que podem ser usados para reparar as pontinhas, dar brilho e reduzir o frizz. Até os óleos vegetais, que servem para tratar todos os tipos de cabelo, promovendo uma nutrição profunda.

Para que serve o óleo de cabelo e como usar?

Os óleos reparadores são usados depois dos fios secos, após o uso de secador e chapinha. Eles ajudam a diminuir o frizz e mantêm os fios super brilhosos.

Também devem ser aplicados nas pontinhas e em menor quantidade, o que sobra na mão, pode ser passado no comprimento.

Já os óleos vegetais, são usados como tratamento. Devem ser 100% vegetais, para proporcionar todos os benefícios aos seus fios e podem ser usados na umectação capilar ou para potencializar os tratamentos com máscaras.

Máscara para cabelos

Na hora de escolher seus produtos para cuidar do seu cabelo, a máscara jamais deve ficar de fora. Elas são um passo fundamental para a saúde dos fios, principalmente naqueles que passam por processos químicos frequentes.

Máscara para cabelos
Fonte/Reprodução: original

As máscaras para cabelo agem profundamente, para repor os nutrientes perdidos durante nosso dia a dia e em maior quantidade, quando realizamos procedimentos químicos mais agressivos.

Como usar a máscara para cabelo?

A máscara não substitui o uso do condicionador e vice-versa, ambos os produtos devem ser usados, cada um com seus benefícios.

Após lavar o cabelo com shampoo, deve ser retirada a água ao apertar os fios com as mãos e então a aplicação da máscara é realizada mecha a mecha. O tempo de ação sempre está indicado na embalagem, e é preciso respeitá-lo. Depois disso, basta enxaguar completamente e finalizar com o condicionador.
Agora que já demos todas as dicas para escolher os produtos para cuidar do seu cabelo, não tem mais desculpas para deixar os cuidados de lado.

1 comentário
  1. […] em farmácias, mercados e outros canais de varejo, e possuem um valor mais acessível. São produtos ideais para o cabelo com pouco dano, e incluem as marcas Elseve, Garnier e Niely. Eles alcançam um público maior e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.