Tipos de pente para cada tipo de cabelo

0

Manter os cabelos nutridos e hidratados é muito importante para a saúde dos cabelos, mas você já parou para pensar que para todos os tipos de cabelos, existem tipos de pentes diferenciados para pentear os fios sem danificá-los?

Separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre os tipos de pente para cada tipo de cabelo, confira!

Tipos de pentes para cada tipo de cabelo

Os vários tipos de pente disponíveis no mercado existem à toa. Cada um deles é destinado para um tipo de cabelo diferente, descubra quais são.

Pente fino

O pente fino é muito utilizado para fazer penteados e para separar os fios de maneira precisa, sendo indicado o seu uso com os cabelos molhados pelos profissionais de beleza. O pente fino também é indicado para fazer penteados com volume onde o cabelo precisa ser desfiado.

Pente com dentes largos

O pente com dentes largos são indicados para os cabelos cacheados e crespos, pois facilitam na hora de pentear os fios sem danificá-los. A dica é pentear os fios molhados usando os produtos de sua preferência. Ao pentear os fios secos além de agredir seus fios, você pode obter um volume desalinhado.

Pente de madeira

O pente de madeira é indicado para todos os tipos de cabelo e seu principal benefício é a redução do frizz indesejado por muita gente. Seus dentes largos e mais separados podem ser utilizados pelas cacheadas e crespas ao desembaraçar seus cabelos.

Pente jacaré

O pente jacaré possui dentes separados e pontudos sendo muito indicado para as lisas e onduladas, auxiliando na formação do volume dos fios e sendo indicado após o uso de modeladores como o babyliss e a chapinha.

Garfo

O pente garfo é o mais indicado para as crespas, auxilia na formação do volume soltando os cachos, principalmente na raiz do cabelo. Símbolo de resistência e de celebração a beleza do cabelo crespo, o pente garfo diferente do pente de dentes largos, por exemplo, deve ser utilizado no cabelo seco, uma vez que seu uso tem a função de finalizar os fios.

Qual o melhor pente para cabelo?

Saiba qual tipo de pente para cada cabelo nessa lista:

Madeira

De todos os tipos de pente, o pente de madeira é o mais indicado para todos os tipos de cabelo porque ele possui diversas vantagens, como a redução do frizz causada pela eletricidade dos fios, sendo também indicado para quem faz uso de secador além de melhor conduzir o óleo natural gerado pelo couro cabeludo por todo o cabelo por conta das fibras naturais da madeira.

Plástico

O pente de plástico é o mais utilizado por todos os tipos de cabelo, sendo um aliado no processo de desembaraço dos fios durante o banho, por exemplo. Porém, o uso de pentes de plástico pode colaborar com a formação do frizz, além de machucar o couro cabeludo, causando infecções por conta de seu material mais rígido.

Metal

Os pentes com dentes de metal são muito utilizados nos pentes de garfo, pois no cabelo crespo eles auxiliam na formação do volume, já para quem faz uso de secador ele não é o mais indicado, pois por ser um condutor de calor, seu uso pode estender o efeito térmico causado pelo secador de cabelo danificando a estrutura capilar.

Qual o melhor pente para cada tipo de cabelo?

Confira abaixo uma lista de pentes indicados para cada cabelo.

Melhor pente para cabelos lisos e finos

Para os cabelos lisos e finos, os pentes mais indicados são os de madeira uma vez que reduzem a formação do frizz, ocasionada pela eletricidade dos fios, além de possuírem maior leveza.

Melhor pente para fios grossos

Os fios mais grossos tendem a ser melhor desembaraçados e finalizados com o uso de escovas, e nesse casos as em formato raquete são a melhor opção uma vez que são mais familiares a esse tipo de fio.

Melhor pente para cabelos ondulados e cacheados

Os fios cacheados e ondulados podem ser facilmente penteados no dia a dia com os dedos para dar o formato desejado, o uso de pentes são indicados após lavagem e os tipos são os de madeira com dentes largos, facilitando o desembaraço dos fios.

Melhores pentes para cabelo afro

O cabelo afro possui fios mais delicados sendo necessário um cuidado especial ao desembaraçar os fios para não danificá-los. Nesse caso, os pentes mais indicados são o jacaré e o tipo garfo que não agridem tantos os fios os mantendo alinhados.

Qual a distância ideal entre os dentes do pente?

Tudo vai depender do tipo de uso uma vez que pentes com dentes mais finos são indicados para alinhar os cabelos mais finos e muito lisos, além de auxiliar na remoção de piolhos e lêndeas.

Qual a distância ideal entre os dentes do pente?
Entenda a distancia ideal para o pente de cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Os dentes mais largos deslizam pelos cabelos de maneira mais fácil e por conta do espaço entre seus dentes não danificam os fios com tanta facilidade, reduzindo a quebra e o atrito entre eles.

E com as escovas?

Parecido com os pentes, as cerdas das escovas também deslizam pelos cabelos de maneira mais fácil, além de reduzir o atrito e a quebra dos fios, os deixando danificados. A distância entre as cerdas também facilita a circulação do ar entre os fios enquanto são penteados.

Como saber qual o meu pente ideal?

Para saber qual é o seu pente ideal uma avaliação profunda é necessária de seus fios, identificando suas características e outras propriedades determinantes para a escolha do seu pente ideal. 

Como saber qual o meu pente ideal?
Descubra o seu pente ideal. Fonte/Reprodução: original.

Conhecer seu tipo de cabelo e suas propriedades são importantes para determinar o tipo de pente que você vai utilizar nos seus fios, os deixando com os fios mais bonitos e bem cuidados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.