7 Melhores Vitaminas para Fortalecer os Cabelos

A falta de brilho nos cachos, assim como a queda de cabelo ou o surgimento de pontas duplas podem estar relacionados a cabelos pouco nutridos. Uma forma de aumentar a nutrição capilar é através do uso de vitaminas capilares tópicas e através da ingestão de vitaminas. Quer saber quais são as melhores vitaminas para fortalecer e restaurar o vigor dos seus fios? Confira a nossa lista de melhores vitaminas para cabelos.

Vitamina A

Todas as células do nosso organismo necessitam da vitamina A para se desenvolverem. Ela é peça fundamental para construção dos tecidos de todo o corpo humano, incluindo os cabelos. A vitamina A também é um forte ativador das glândulas sebáceas, contribuindo na produção de sebo, que hidrata o couro cabeludo.

Existem estudos correlacionando baixos níveis de vitamina A com a calvície.

Embora a vitamina A seja importante principalmente para quem sofre de queda capilar, ela não deve ser consumida em excesso e, portanto, deve ser consumida apenas com acompanhamento de um nutricionista. Existem estudos correlacionando que o excesso do consumo de vitamina A pode igualmente ocasionar a queda capilar.

As melhores fontes de vitamina A são aquelas que podem ser obtidas através da alimentação. Ela é encontrada em alimentos de origem animal, como leite, ovos e iogurte.

Vitamina B

Quando se fala em vitaminas para cabelo, a vitamina B sempre tem seu destaque. Conhecida também como biotina, se trata de um nutriente fundamental para prevenção da calvície. O nutriente também é utilizado no tratamento para queda de cabelo.

Felizmente, a vitamina B raramente precisa ser suplementada e a sua deficiência é considerada rara. Isso ocorre pelo fato dela ser encontrada em uma infinidade de alimentos e invariavelmente você acabar consumindo no dia a dia.

As vitaminas do complexo B de forma geral podem fazer maravilhas pelos os seus fios, transportando oxigênio e nutrientes para o couro cabeludo, estimulando o crescimento dos folículos.

Vitamina C

A Vitamina C sem dúvidas é uma das vitaminas mais famosas. Ela é muito versátil e atua de diversas formas para promover a longevidade e a saúde.

Uma das causas da queda de cabelos e da desidratação são os danos causados por radicais livres. A vitamina C atua como um poderoso antioxidante que protege o seu organismo dos danos causados pelos radicais livres.

A vitamina C também é fundamental para a síntese de colágeno, uma peça fundamental na composição dos fios.

Outra ajudinha que essa vitamina pode proporcionar para os seus cabelos é ajudar no transporte de ferro para os folículos.

Morangos, goiabas, laranjas e outras frutas cítricas são boas fontes de vitamina C. Você também pode implementá-la, embora recomendamos que você a consuma de forma natural, via alimentação, para aproveitar um maior valor biológico.

Vitamina D

Conhecida também como a vitamina do sol, a deficiência de vitamina D está relacionada à alopecia, uma doença que leva à queda capilar.

Um fator agravante é que o mundo passa por uma deficiência endêmica de vitamina D, devido às novas formas de vida, que nos deixam cada vez mais longes do sol, a fonte natural de síntese do nutriente.

Embora a vitamina D seja encontrada em muitos alimentos – inclusive alguns são enriquecidos com ela, sob recomendação da OMS e outras entidades voltadas para a saúde -, a melhor fonte ainda são os suplementos.

Outra boa dica é o bom e velho sol. Cerca de 15 minutos de sol por dia pode ajudar a repôr os níveis de vitamina D necessários para um organismo saudável e cabelos bonitos.

Vitamina E

Assim como a vitamina C, a vitamina E é um poderoso antioxidante que ajuda na prevenção do estresse oxidativo, uma das causas da queda capilar.

A vitamina E pode ser encontrada em sementes de girassol, amêndoas, espinafre e abacate.

Ela também pode ser suplementada através de gomas mastigáveis e comprimidos, desde que sob o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo.

Ferro 

Outro nutriente fundamental para a saúde dos fios é o ferro, que atua transportando oxigênio para as células, estimulando fios maiores e mais fortes. A deficiência de ferro pode causar anemia, que também é uma das principais causas da calvície, principalmente feminina.

Zinco 

Outro mineral que você deve considerar é o zinco, que atua reparando o tecido capilar, estimulando também um crescimento forte. Existem alguns estudos que associam a queda de cabelo a deficiência de zinco. Esses mesmos estudos demonstraram que a simples suplementação de zinco pode ajudar muito nos resultados.

O zinco também pode ser obtido através da alimentação. Basta você incluir alimentos como ostras, espinafre, lentilhas e sementes de abóbora a sua alimentação.

Qual é a melhor forma de consumir vitaminas para os cabelos? 

O que é suplemento capilar
O que é suplemento capilar

Existe diversas formas de nutrir os cabelos com vitaminas. Existem suplementos de aplicação tópica, que podem ser adicionados ao seu shampoo ou condicionador. Assim como gomas mastigáveis, pastilhas efervescentes, comprimidos multivitamínicos e barras de nutrientes que podem auxiliar a bater os micronutrientes necessários para cabelos mais saudáveis.

As vitaminas para cabelos são seguras?

Sim, desde que você adquira vitaminas de marcas renomadas, com as devidas certificações legais e testes necessários para a comercialização do produto.

Qual vitamina capilar você gosta mais? Qual presente na lista você recomenda para os nossos outros leitores? Quais marcas mais te agradam? Comente abaixo!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *