11 Mitos e Verdades sobre o cabelo e seus cuidados

Você já recebeu algum conselho sobre como tratar os seus fios? Viu algum vídeo apresentando uma nova técnica incrível com determinado produto? Hoje, existem muitos mitos e verdades sobre cabelo e é preciso conhecê-los para entender melhor o que realmente funciona ou é apenas fantasia.

Acompanhe o post, separamos 11 tópicos que geram dúvidas sobre o cabelo, como ditados populares. Vem conosco!

O que acontece com o cabelo se deixa-lo espalhado na cama?

Mitos e verdades sobre o cabelo

Ao longo do texto, vamos falar sobre hidratação, queda de cabelo, processos químicos e vários outros temas que afetam a saúde dos fios. São diversos mitos e verdades sobre cabelo a serem desvendados.

1. Cabelo seco é o mesmo que cabelo ressecado

Mito! O cabelo seco é aquele que não recebe, naturalmente, a hidratação proveniente do couro cabeludo. Já o fio ressecado está assim por um problema temporário, de exposição solar, produtos químicos etc.

2. Água quente resseca os fios

Mito! A água quente, na verdade, aumenta a oleosidade do cabelo, pois ela estimula a ação das glândulas sebáceas. A temperatura ideal para os fios é a morna.

3. Alimentação ajuda na saúde do cabelo

Verdade! O fio do cabelo é composto por vários nutrientes. Quando você tem uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e minerais, isso deixa a fibra capilar vulnerável. Assim, invista em alimentos com vitamina A e C, como leite e frutas cítricas, além de ovos, peixes e carnes.

4. Stress pode causar queda de cabelo

Verdade! Quando estamos muito preocupados, agitados e sem dormir bem, nosso corpo sofre mudanças hormonais e várias outras alterações. Isso altera a circulação sanguínea e a metabolização dos nutrientes podendo levar à caspa, ressecamento e queda dos fios. Saiba mais: Como o estresse causa queda de cabelo? Previna-se!

5. Pode-se lavar o cabelo apenas com condicionador

Verdade! Mas aqui é preciso fazer uma ressalva. Não é qualquer produto que funciona para isso, você precisa usar um condicionador ideal para seu tipo de cabelo. Ele tem uma formulação leve e não contém produtos derivados do petróleo.

6. Os fios enjoam dos produtos

Mito! O que ocorre é que depois de certo tempo seu cabelo pode ter necessidades diferentes e isso exige novos produtos. Assim, se você usava algo para cabelo danificado e seu fio já não está mais assim, o shampoo e condicionador também não farão mais efeito.

Cuidados com lavagem e produtos utilizados são necessários para os cabelos?

7. Lavar o cabelo todos os dias é ruim

Mito! Tudo depende do fio do cabelo. De forma geral, a lavagem diária evita a queda, pois elimina resíduos de produtos e oleosidade excessiva. Se o seu cabelo é um pouco mais seco é possível optar por fazer a limpeza em dias intercalados.

8. Cabelos oleosos têm maior tendência à caspa

Verdade! A caspa é uma dermatite seborreica e pode ter diversas causas, inclusive a oleosidade. Assim, pessoas que possuem cabelos oleosos podem desenvolver o problema mais facilmente.

9. Tintura é igual tonalizante

Mito! Tonalizante é um tipo de pigmento que se fixa aos fios de forma temporária. Ele sai com as lavagens e não cobre os cabelos brancos. A tintura, por sua vez, consegue penetrar na cutícula do fio e modificar a cor original do mesmo, seja clareando ou escurecendo o tom.

10. Reparação é diferente de reconstrução

Verdade! Reparação tem a ver com hidratação e maciez. Ela é feita com o uso de óleos para repor lipídeos. Reconstrução capilar mexe com a estrutura interna para repor proteína e massa. Geralmente é feita usando queratina.

11. Cabelo envelhece

Verdade! Nosso cabelo tem um tempo médio de vida que dura entre dois e sete anos. Depois disso, eles se desprendem do couro cabeludo e caem, nascendo novos fios no lugar.

Esperamos que todos os mitos e verdade sobre cabelo apresentados no artigo de hoje ajudem você a cuidar melhor dos seus fios. Continue acompanhando nosso site e não perca nenhum conteúdo novo. Até mais!