Como o estresse causa queda de cabelo? Previna-se!

2

A queda de cabelo é uma situação incômoda que pode atingir homens e mulheres das mais variadas idades. O que muita gente não sabe sobre isso, no entanto, é que o estresse pode ser um dos seus principais causadores. As rotinas sobrecarregadas, as dificuldades financeiras ou as preocupações com a saúde, por exemplo, podem gerar queda de cabelo por meio do aumento do estresse.

Nesse cenário, conhecer melhor como isso acontece pode ser importante para ajudar na prevenção do problema. A notícia boa é que geralmente de queda de cabelo por estresse, pode haver a recuperação dos fios ao longo do tempo. Continue com a leitura e saiba mais sobre a queda de cabelo associada ao estresse e também como isso pode ser evitado.

Estresse realmente pode causar a queda de cabelo

Sim, o estresse pode ser um causador da queda de cabelo nas pessoas de ambos os sexos. Isso acontece porque o estado de estresse promove o desequilíbrio de alguns hormônios do corpo que são produzidos na glândula suprarrenal, sobretudo o cortisol. Esta substância, no contexto do estresse, é liberada em grandes quantidades, o que pode gerar uma mudança no direcionamento do sangue no corpo.

Estresse realmente pode causar a queda de cabelo
Realmente causa queda de cabelo. Fonte/Reprodução: original.

Acontece que, quando as pessoas estão sob estresse, o organismo, com ajuda do cortisol, direciona mais sangue para as áreas mais vitais, como o cérebro. As partes do corpo menos relevantes nessas situações, como os cabelos, passam a ser menos irrigadas. Com a menor irrigação sanguínea, essas áreas recebem menos nutrientes e consequentemente deixam de funcionar da maneira certa, o que causa a queda de cabelo.

Isso não é algo anormal, muito pelo contrário. O cenário de estresse faz o nosso corpo se preparar para situações de perigo, por exemplo. O problema realmente acontece quando o estresse é constante e não algo pontual. Isso pode causar complicações diversas, como a queda de cabelo, por exemplo.

Como saber se a queda de cabelo e emocional?

No geral, observar como a queda de cabelo acontece é uma boa maneira de saber se isso está relacionado ao estresse. Geralmente estão associados ao estresse, a perda dos fios acontece de forma rápida e intensa e envolve todo o couro cabeludo.

Quanto tempo dura a queda de cabelo por estresse?

Isso varia. Na verdade, o tempo que a queda de cabelo por estresse dura, depende diretamente de quanto tempo o indivíduo passa sob estresse. Existe, por exemplo, o chamado “estresse crônico”, que pode durar meses. Nesses casos, a queda de cabelo pode, também, se manter ao longo dos meses.

Duas informações importantes sobre isso, no entanto, merecem ser citadas aqui: a primeira é que a queda de cabelo não costuma acontecer imediatamente no início do cenário de estresse. Quem passa por essa situação, no geral, só começa a perder cabelo por esse motivo cerca de três meses depois, ou seja, o problema não se apresenta no mesmo dia.

Quanto tempo dura a queda de cabelo por estresse?
Quanto tempo. Fonte/Reprodução: original.

A segunda coisa é relacionada à recuperação. Na maioria dos casos ela costuma ser completa, mas pode demorar um pouco. Caso a situação de estresse passe completamente, os cabelos só voltarão ao seu estado completamente normal depois de alguns meses, já que os fios crescem, em média, 1cm por mês.

O que mais pode provocar a queda de cabelo?

Algumas coisas podem causar a queda de cabelo além do estresse propriamente. Alimentação desequilibrada, com o consumo inadequado de nutrientes, a falta de atividade física, o contato com algumas drogas, como o cigarro, e doenças específicas, como a dermatite seborreica, são coisas que podem levar à queda de cabelo nas pessoas.

Qual o melhor remédio para queda de cabelo por estresse?

Como tratamento para a queda de cabelo por estresse, podem ser citadas o consumo adequado de micronutrientes, como algumas vitaminas, por exemplo, e o uso de medicamentos indicados por médicos. Além disso, existe um tratamento chamado LEDterapia que possui embasamento científico e costuma ser bastante eficaz para resolver o problema.

A queda de cabelo por estresse, então, é algo que pode ser tratado e mesmo prevenido. É importante ficar atento à presença recorrente de estresse no dia a dia. Apesar de isso ser algo normal, quando se apresenta frequentemente, pode trazer problemas para a saúde.

2 Comentários
  1. […] muitas formas de finalizar o cabelo crespo. No caso do black, o volume é sua principal característica, então a finalização certa pode […]

  2. […] queda de cabelo pode ser uma das características da sífilis, mas, as vezes, é difícil de saber se isso é a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.