A ausência de quais vitaminas causa queda de cabelo?

0

A queda de cabelo pode ter muitas razões, dentre elas, a ausência de vitaminas no organismo. Entender o motivo por trás do problema é importante para buscar o tratamento adequado, e quando se trata de queda de cabelo, a saúde desempenha um papel muito importante.

Saiba mais sobre queda de cabelo e a falta de quais vitaminas pode ocasioná-la.

O que pode causar a queda excessiva de cabelo?

Muitos fatores podem levar à queda de cabelo, apesar de as pessoas acreditarem que a genética é o único motivo por trás desse problema. Como os principais causadores da queda de cabelo, podemos citar:

  • Genética: casos de calvície em ambos os lados da família (pai e mãe), aumentam as chances do desenvolvimento da queda de cabelo.
  • Hormonal: distúrbios hormonais, principalmente relacionados à testosterona, podem ocasionar a queda de cabelo.
  • Nutricional: a deficiência ou excesso de certas vitaminas pode enfraquecer os fios, o que resulta na queda de cabelo.
  • Emocional: fatores que envolvem estresse, ansiedade e depressão.
  • Fatores externos: aqui se encontra a falta de cuidados capilares, como o excesso de procedimentos químicos.

Além dos motivos mencionados acima, a queda de cabelo também pode ser decorrente de doenças infecciosas e autoimunes, assim como após o parto e durante a amamentação.

Qual vitamina pode causar queda de cabelo?

Como já dito, a falta e também o excesso de vitaminas podem causar a queda de cabelo. O excesso de cobre, por exemplo, pode levar a anemia hemolítica, que resulta na queda dos fios.

Qual vitamina pode causar queda de cabelo?
Vitamina. Fonte/Reprodução: original.

Quando se trata de deficiência nutricional, a falta das vitaminas listadas abaixo são as grandes responsáveis pela queda de cabelo.

Vitamina C

A vitamina C pode ser encontrada em alimentos como vegetais escuros, pimenta verde e vermelha, espinafre, brócolis, batata, frutas cítricas e couve de bruxelas. Ela ajuda na absorção de ferro e na produção de colágeno.

Vitaminas do complexo B

Biotina, B5, B6, B12 e B9 são vitaminas do complexo B que fortalecem os fios, o que estimula o crescimento saudável e evita a queda de cabelo.

Elas podem ser encontradas em produtos lácteos, ovos, feijão, frango, nozes, peixes e fígado bovino.

Vitaminas A e E

As vitaminas A e E possuem ação antioxidante, que auxiliam na saúde do couro cabeludo. A vitamina A está presente em alimentos como cereais, ovos, espinafre, feijão, cenoura e batata doce, já a vitamina E pode ser encontrada em sementes, milho, óleos vegetais e soja.

Vitamina D

A vitamina D é muito importante para o sistema imunológico, além de desempenhar um papel essencial para a saúde capilar. É uma vitamina dificilmente encontrada em alimentos, mas que pode ser consumida em forma de suplementos ou exposição solar.

Ferro e zinco

O ferro e o zinco são dois minerais importantes para as funções corporais, o que inclui a saúde capilar. Ambos podem ser encontrados em espinafre, ostras, lentilhas e carne bovina.

Qual a melhor vitamina para queda de cabelo feminino?

Especialistas relacionam a biotina com a produção de queratina, principal proteína constituinte do fio de cabelo. Além da queda de cabelo, a ausência dessa vitamina pode deixar os fios quebradiços, por isso, a sua suplementação é uma das melhores opções para o fortalecimento capilar.

Como saber se a queda de cabelo é por falta de vitamina?

Ao notar a queda de cabelo excessiva, é importante procurar auxílio médico para fazer os exames necessários e confirmar a suspeita de falta de vitaminas. Dessa forma, a suplementação pode ser feita da forma adequada.

O que ajuda a diminuir a queda de cabelo?

Além de manter uma alimentação balanceada, a massagem no couro cabeludo é uma ótima dica para auxiliar no fortalecimento do cabelo, pois ela estimula a circulação sanguínea na região, que é super importante para a diminuição da queda de cabelo. Ela pode ser feita durante a aplicação do shampoo, por exemplo.

O que ajuda a diminuir a queda de cabelo?
O que ajudar. Fonte/Reprodução: original.

Ter uma alimentação balanceada é a melhor solução para evitar a queda de cabelo causada pela falta de vitaminas. Ao notar a queda de cabelo excessiva, é importante procurar um médico para verificar a causa e fazer o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.