Botox capilar para cabelo crespo é um dos procedimentos capilares mais conhecidos pela mulherada. Só que ainda é motivo de muita insegurança, principalmente para aquelas que possuem cabelos crespos e ainda não sabem se terão benefícios ou ao menos quanto tempo de duração terá o efeito. Vamos entender um pouco mais e destrinchar tudo sobre o botox capilar!
Como funciona o botox capilar para cabelo crespo?
O botox capilar para cabelo crespo é um tratamento à base de queratina e aminoácidos que sela as escamas dos fios, melhora a saúde do cabelo. Porém, devido a misturas na combinação e a falta de responsabilidade profissional, se popularizou o conceito de que o procedimento na verdade consiste numa química apenas voltada para a mudança da textura natural.
Recebe o nome por atuar como o procedimento estético e ‘consertar’ falhas na estrutura do fio, renovando e eliminando danos.
Similar a um processo de cauterização, o botox capilar para cabelo crespo é um tratamento reconstrutor que entrega resultado quase imediato na parcela danificada no cimento intercelular dos fios, reduzindo o volume, frizz e pontas duplas.
O botox capilar alisa o cabelo?
Não exatamente! Visado em agir como tratamento de recuperação profunda, selando cutículas, renovando a hidratação e ajudando na espessura homogênea dos fios, o botox capilar diminui o fator encolhimento e o volume característicos dos cabelos crespos e cacheados.
Não é uma mudança total ou permanente da estrutura do fio de cabelo, como no caso das escovas progressivas, mas durante um certo tempo o cabelo sofre mudanças visuais em seu formato.
Estruturas onduladas podem se tornar temporariamente lisas após o processo, todavia os cachos e crespos apenas irão apresentar menos volume e encolhimento, caindo algumas casas no diagrama das texturas.
Se o cliente está em busca de procedimentos que não alterem em nenhuma forma ou aspecto sua estrutura, e mesmo assim tratam a saúde do cabelo, o mais indicado seria buscar uma cauterização.
A cauterização também se baseia na reconstrução dos fios e age de dentro para fora da fibra capilar, repondo massa e nutrientes perdidos por fatores externos, como poluição, e por fatores gerados por procedimentos agressivos, como tinturas e alisamentos. Com passos parecidos com os do botox, a cauterização, ou ‘plástica dos fios’, cria uma barreira protetora que envolve os componentes devolvidos às fibras capilares.
Benefícios do botox capilar para cabelo crespo
Os benefícios do botox capilar para cabelo crespo incluem realinhamento capilar, redução do volume, diminuição do fator encolhimento, redução do frizz e devolução da hidratação natural, permitindo fios mais sedosos e macios. Contando com queratina, vitaminas, aminoácidos e proteínas, o intuito do procedimento é recuperar cutículas danificadas que antes não tinham mais esperanças além do corte.
Caracteristicamente, o cabelo crespo possui mais fragilidades que outras curvaturas, devido a suas voltas que dificultam a chegada de hidratação e óleos benéficos para as pontas, causando pontas secas e duplas, maior predisposição a quebras e nós, desta forma, exigem mais cuidados.
Um alerta fica para fórmulas que incluem formol ou para salões/cabeleireiras que vendem o botox capilar como alisamento, geralmente esses produtos causam mais danos que cuidados, indo na contramão daquilo que o botox pretende fornecer para as adeptas.
Como deve ser aplicado o botox capilar no cabelo crespo
A recomendação para a realização do tratamento fica nas mãos dos profissionais, mas como informação é poder, confira o passo a passo de como o botox é aplicado em cabelos crespos, já que muitos frascos do produto já especificam como acontece o processo.
- Para que o produto possa penetrar na cutícula do fio é feita a lavagem dos cabelos usando shampoo de limpeza profunda ou anti resíduos, limpando e preparando o cabelo para o cuidado.
- Retirado o excesso de água dos fios, a aplicação do produto é feita enquanto há umidade. Se aplica e enluva cada mecha para maior absorção a 1 cm de distância da raiz para uma finalização mais natural.
- Aguardado o tempo de atuação especificado no produto, geralmente em torno de meia hora, se seca o cabelo com auxílio do secador separando em mechas, nunca no nível mais alto de temperatura.
- Para selagem total do produto nas cutículas o uso da chapinha é feito mecha por mecha, garantindo fixação e efeito do botox.
A aplicação do produto acaba sendo semelhante a outros que possuem formol, como a escova progressiva, que necessitam de tempo sem enxágue para garantir a fixação e durabilidade. Se atente ao cheiro do produto e aos passos feitos pelo profissional, infelizmente muitos oferecem botox capilar com formol que acabam por ter o resultado similar ao da progressiva.
O botox capilar inclui em seus benefícios apenas a mudança visual dos fios e não realmente sua estrutura capilar, por isso, o uso do formol não é recomendado.
Por quanto tempo faz efeito o botox capilar?
Tudo depende da curvatura e do gosto do cliente, assim como do diagnóstico dos fios. O botox pode durar entre 1 e 2 meses, mas geralmente não mais que isso. Para cabelos muito fragilizados e danificados a aplicação pode ser feita entre quinze e vinte dias.
Feito em casa ou no salão, o botox capilar pode não ser um processo químico, mas pode conseguir benefícios para as donas de cabelos crespos que precisam de cuidados especiais e preferem um cabelo menos encolhido.
Voltamos a lembrar que os clientes que só querem tratamento sem alterar em nenhum aspecto a curvatura possuem a opção da cauterização, que só adiciona uma etapa de enxágue entre a aplicação e selagem, afinal, cuidado é para todos os gostos.
Deixe um comentário