Cabelo Crespo: 8 dicas simples de cuidados com os seus fios afros

cabelo crespo guilherme stecanella 370459 unsplash 1 2888915 8174035

Vocês devem saber que nosso cabelo é, além de lindo, bem único em estrutura e aparência, e por isso, os cuidados devem ser únicos também. Até porque, ao contrário do que muita gente pensa, o nosso fio pode ser bem frágil e ter uma tendência a se quebrar facilmente. É por isso que quem tem cabelo crespo (também conhecido como cabelo afro) tende a se preocupar muito com danos e quedas. E com razão.

Na busca por cabelos crespos mais fortes a gente lê por aí um milhão de artigos com indicações sobre o que devemos fazer e como devemos cuidar dos nossos fios. Na minha humilde opinião, algumas são dicas sérias, e outras são bem bizarras. Como eu não gosto de brincar com o meu cabelo, e imagino que vocês também não, resolvi reunir neste artigo as melhores dicas confiáveis de como manter o cabelo crespo saudável de um jeito simples. Tudo testado e aprovado por mim :-)

cabelo afro

Manter o seu cabelo crespo saudável é mais fácil do que você imagina!

Desde que resolvi estudar mais sobre cabelos, ouvir mais minha cabeleireira e consequentemente, cuidar melhor do meu cabelo, eu percebi que uma rotina de cuidados não precisa ser muito trabalhosa, ela só precisa ser seguida a risca. E essas são as dicas de cuidados mais simples que posso compartilhar:

1 – Observe a frequência de lavagens do seu cabelo crespo

Quem tem cabelos crespo (sejam naturais ou não) sabe que precisa ter um cuidado especial com as pontas dos cabelos porque elas tendem a ser mais ressecadas. Isso acontece por que nossos fios têm um formato mais achatado, o que faz com que nem sempre a “hidratação” e “lubrificação” do cabelo seja feita de maneira uniforme em todo a sua extensão (desde o couro cabeludo até as pontas). A lavagem excessiva pode piorar a situação, deixando o cabelo ainda mais ressecado. Eu recomendo sempre que a lavagem seja feita em uma e duas vezes por semana, mas a verdade é que você deve observar como o seu cabelo responde e assim criar uma rotina que dê certo para você. Só é importante lembrar de que o acúmulo de resíduos no cabelo também é prejudicial à saúde do fio, e por isso, a lavagem é super importante.

Leia também: Como acabar com pontas duplas no cabelo crespo

2 – Use produtos de qualidade para seu cabelo crespo, especialmente condicionadores

Toda vez que você lavar o seu cabelo, use um bom condicionador, e tenha certeza de que está aplicando nas pontas do cabelo – já que elas são a parte mais velha e mais frágil do fio. Lembre-se de usar produtos específicos para o tipo de cabelo crespo e também use a temperatura da água morna. Outra dica é  que você evite torcer os fios com a toalha na hora de secar, sabe? O ideal é que você faça movimentos suaves, como se tivesse amassando o cabelo, para absorver o excesso de água.

3 – Evite chapinhas e secadores, e se usá-los, proteja-se!

Eu acho que já falei aqui algumas vezes sobre os danos da chapinha, e ainda quero fazer um post só sobre o assunto. Mas como eu acho que cada um sabe o que faz com o próprio cabelo, meu único conselho é que se for usar chapinhas (baby liss, secadores e etc.), ao menos faça do jeito certo. Use protetores térmicos sempre que for utilizar um modelador de calor porque eles vão ajudar a minimizar os danos.

Outra dica é optar por aparelhos de cerâmica e limitar o uso a uma ou duas vezes por semana: nada de torrar o cabelo diariamente! ;-) É interessante também usar a temperatura menor possível, viu?

4 – Faz tratamentos químicos no cabelo? Então, siga-os corretamente!

Não tem problema nenhum em você optar por pinturas, ou outros processos químicos, desde que você tenha alguns cuidados. A dica principal é que você sempre procure um profissional para garantir que o produto está sendo aplicado do jeito certo. Retoques devem ser feitos somente a cada dois ou três meses, e o produto nunca deve ser aplicado em alguma parte do cabelo que já passou pelo processo químico. Aliás, já dei algumas dicas sobre cuidados com o cabelo quimicamente tratado aqui no site.

Leia também: Coloração para Cabelo Afro, Cacheado e Crespo: o que você deve saber

5 – Cuidado com os penteados muito apertados

Essa é outra daquelas dicas que valem ouro: certifique-se de que tranças, coques, rabos de cavalo, ou quaisquer outros penteados não estão muito apertados. Se dói muito enquanto o seu cabelo está sendo estilizado, vale pedir ao cabeleireiro para parar e refazer tudo. Costumo dizer que dor é sinônimo de danos.

6 – Notou um problema mais sério? Visite um profissional!

Consulte um bom dermatologista se notar quaisquer mudanças anormais na textura ou aparência de seu cabelo. Sabe quando você tem a impressão de que ele tá mais fino do que normalmente? Então, esse pode ser um sinal do início de perda de cabelo, e não é pra te deixar surtando, mas a perda de cabelo quando diagnosticada mais cedo, também é mais fácil de ser tratada.

cuidados com o cabelo afro

7 – Suplementos funcionam!

Bom, se funcionou pra mim, acredito que pode funcionar pra vocês também se vocês tomarem do jeito certo.

A explicação é simples: às vezes o nosso corpo pode precisar de alguns reforços de vitaminas e suplementos de vez em quando, porque com a correria a gente sabe que é quase impossível seguir uma dieta 100% saudável.

Pergunte ao seu médico ou cabeleireiro qual suplemento irá te ajudar a manter o cabelo crespo grosso, forte e natural. Minha indicação pessoal: a biotina é um grande suplemento de cabelo! Só que é preciso prestar atenção porque dependendo da condição do seu cabelo, você precisa decidir sobre a quantidade que você vai ingerir, e a quantidade que o seu corpo necessita.

8 – Capriche no corte do seu cabelo crespo!

Eu sei que é difícil encontrar um bom profissional que corte bem o cabelo crespo, especialmente se ele for bem afro. Mas olha, um bom corte pode deixar o cacho mais modelado e reduzir ou aumentar o volume – de acordo com o que você deseja. E também tem a questão da praticidade: dependendo do corte, seu cabelo fica até mais fácil de pentear.

E é super importante passar a tesoura vez ou outra, nem que seja para aparar as pontas ou manter o corte. Já falei disso por aqui também.

Leia também: Cabelo black power: saiba tudo! Como aderir, significado, dicas e cuidados.

Dica Bônus – Hidratação nunca é demais!

Essa dica eu não canso de repetir, e tem um artigo inteirinho sobre o assunto. Já dei vários toques por aqui do porquê hidratar o cabelo é super importante.

É isso, queridas. O que acharam das dicas?

Tem alguma outra pra compartilhar? Conta aqui embaixo, vou adorar saber! 

cabelo crespo 6051123 1747887

Leia também:

11 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.