Cabelo crespo: Passo-a-passo para assumir e cuidados

0

Se você está no processo de assumir o cabelo crespo, com certeza tem ou já teve muitas dúvidas relacionadas a transição capilar. Esse é um momento de aceitação do próprio cabelo, com a liberdade de cuidar e usá-lo da forma que achar melhor. Algumas dicas podem te auxiliar nesse processo, e esse é o objetivo deste artigo.

Quais os passo a passo para cuidados com o cabelo crespo

Muitas mulheres que estão pra assumir o cabelo crespo passam por dificuldades por não saber lidar com essa curvatura. O cabelo crespo é naturalmente mais seco, e exige alguns cuidados específicos para que os fios se mantenham sempre saudáveis.

  • Aplique shampoo somente no couro cabeludo, isso evita que o restante do cabelo resseque;
  • Não dispense o uso de condicionadores e cremes para pentear;
  • Invista em boas máscaras capazes de promover a recuperação dos fios;
  • Teste diferentes finalizações para encontrar a que mais se adequá ao seu cabelo, ainda mais durante a transição capilar;
  • Substitua a sua fronha tradicional por uma de cetim, que evita o frizz e até mesmo a quebra dos fios. 

Durante a transição capilar, fazer penteados que ajudam a disfarçar a diferença entre as texturas é uma ótima alternativa. Você pode cortar pelo menos um centímetro do cabelo por mês para remover a parte alisada, enquanto os fios crescem com a sua curvatura natural.

Quais os produtos para se usar no cabelo crespo

Alguns produtos são essenciais na rotina de quem está no processo de assumir o cabelo crespo. Cremes para pentear e ativadores de cachos ajudam a dar mais definição, assim disfarça um pouco a diferença entre as texturas.

Quais os produtos para se usar no cabelo crespo
Fonte/Reprodução: original

Boas máscaras capilares são essenciais para a recuperação de um cabelo danificado, e podem ser usadas de uma a três vezes na semana. Não esqueça também dos óleos vegetais: a umectação é uma grande aliada na rotina de quem possui cabelo crespo, por fazer uma reposição lipídica profunda.

Como recuperar os cachos depois da progressiva?

A progressiva é uma química que danifica a fibra capilar, o que dificulta o processo de recuperação dos fios. Invista em bons produtos e crie o hábito de fazer tratamentos semanais. Montar um cronograma capilar pode auxiliar na recuperação, intercale as três etapas do mesmo.

Usar tônicos capilares e fazer umectação com óleos vegetais no couro cabeludo ajudam a estimular o crescimento de novos fios, parte importante da transição capilar. Procure por tônicos e óleos com proposta de crescimento e fortalecimento.

É necessário cortar todo o cabelo crespo

O cabelo alisado não cacheia novamente, é preciso cortar toda a parte lisa para finalizar a transição capilar. Mas isso não precisa ser feito apenas de uma vez só: você pode cortar as pontas gradualmente, enquanto o cabelo cresce, até remover toda a química.

Algumas pessoas preferem fazer o “big chop” (o grande corte, a retirada de toda a parte lisa) de uma vez para não precisar lidar com às duas texturas, mas o importante é você se sentir bem, sem a necessidade de acelerar o processo. Lembre-se que o objetivo da transição capilar é a liberdade em ter o seu cabelo natural de volta!

A transição capilar é um momento de aceitação, e a decisão de iniciá-la e levar o processo até o fim pode ser difícil para muitas mulheres. Lembre-se que a liberdade em ter o seu cabelo natural de volta não tem preço, e que com as dicas citadas nesse artigo você consegue lidar de um jeito mais leve.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.