O cabelo crespo ao contrário do que muitos pensam,é um tipo de fio mais fino e frágil, por ter um formato em “Z”, a oleosidade natural do cabelo acaba de causar mais dificuldade para chegar às pontas, e consequentemente se torna mais ressecado. Por isso é importante que os cuidados sejam redobrados, para conquistar um cabelo mais bonito e saudável.
De forma científica, é importante ressaltar que foi realizado um estudo, por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, e descobriram que existe um gene responsável pela textura do fio, chamado “trichohyalina” que determina se ele vai nascer cacheado, crespo ou liso. Os cientistas também chegaram à conclusão que esse gene é hereditário.
Mas a história do cabelo crespo vai muito além de uma pesquisa científica, é uma herança que vem dos ancestrais africanos, pela adaptação ao clima de seu continente.
Origem do cabelo crespo
A origem do cabelo crespo é histórica! Seu início foi na África, e assim como as primeiras pessoas tinham pele negra por exemplo, para se adaptar ao clima muito quente, a mesma questão climática aconteceu com os fios crespos.
As pessoas africanas desenvolveram com o passar da evolução cabelos crespos, justamente para proteção ao sol muito quente, sem sombras. O cabelo servia como um chapéu natural que protege o couro cabeludo. E com o tempo o cabelo crespo indica a posição social, a religião, a riqueza da pessoa, a origem e identidade étnica.
Muitos brasileiros afrodescendentes têm cabelos crespos devido a sua herança africana, porém, muitas pessoas negras têm o cabelo menos crespos, e outras nem tem, e isso se deve a miscigenação (mistura de raças).
A Miscigenação começou a acontecer na época da colonização de mulheres negras escravizadas, que eram violadas pelos senhores brancos, e como a estética negra era considerado como feia, e ser negro era visto como algo impuro, esses colonizadores diziam que ter um filho com uma mulher negra, purifica a criança, pois a mesma teria uma parte “branca”, e que o tornaria menos impuro.
Durante muito tempo, a história da pessoa negra foi baseada no período da escravidão, mas vai muito além disso, porque na verdade toda a origem do ser negro, do cabelo crespo, são descendência de reis e rainhas africanos.
O cabelo crespo nasce cacheado?
A depender do tipo do cabelo crespo, ele pode nascer cacheado na raiz, e seu comprimento ter o formato de “Z”. Por isso ele tem mais tendência ao frizz e acaba mais ressecado, porque sua oleosidade natural acaba com mais dificuldade para chegar às pontas.
Equipamentos para usar no cabelo crespos
Se puder, evite ao máximo objetos de calor nos cabelos crespos, porque só ressecam mais os fios. Porém, se você precisa secar os cabelos e até defini-los, seque com o difusor, pois ele ajuda a secar melhor os fios cacheados e crespos, sem dar muito frizz, e asism deixa mais definido.
Produtos para crespos
Os cuidados com os cabelos crespos são muito importantes para eles ficarem saudáveis e bonitos. Se puder, faça um cronograma capilar, para que ele receba tudo o que precisa: hidratação, nutrição, e reconstrução.
Use finalizadores e cremes de pentear que sejam ideais para cabelos do tipo 4 (a, b e c), para você ter uma finalização satisfatória. É importante escolher produtos com óleos, e componentes que hidratam o cabelo, que nutram, e diminuam o frizz.
Escolha também shampoos que sejam mais perolados, pois os transparentes tendem a fazer uma limpeza mais profunda, porém no cabelo crespo vai acabar ressecando muito.
O que não fazer em cabelos crespos
Como o cabelo crespo já é mais ressecado, então existem algumas coisas que devemos evitar, para não prejudicar mais o cabelo. Alguns exemplos são: evitar usar aparelhos de calor, pentear o cabelo seco (pois vai quebrar muito os fios), evite também dormir com ele solto, de preferência use toucas de cetim, para diminuir o frizz quando acordar no dia seguinte. Lavar o cabelo com shampoo todo dia também faz mal, pois resseca muito os fios.
Felizmente com o passar do tempo as pessoas entendem que o cabelo crespo como qualquer outro tem seu valor, e é lindo de todas as formas, sua descendência são de realeza e de força. Assim como no mercado de cosméticos, os produtos especializados para esse tipo de cabelo ganha mais espaço.
Deixe um comentário