Os cabelos afros black power representam um penteado empoderador que dá estilo a qualquer homem. E olha, deixar crescer um cabelo afro estilo black power é uma tarefa que exige um pouco de paciência e cuidados, mas o resultado costuma ser lindo!
E mais do que um estilo, o cabelo afro black power também é simbolo de resistência: ele representa cultura, herança, raiz e uma história perpetuada deixada pelos nossos ancestrais.
Não muito diferente do cabelo das meninas, no caso do cabelo afro masculino, para deixar o cabelo crescer é preciso ter um pouco de noção do que você está fazendo. É que geralmente, o cabelo afro black power é um estilo de cabelo que fica melhor em homens com tipos de cachos mais fechados, como o tipo 3 e 4. Aliás, se você não sabe qual é o o seu, não esquece de dar uma olhadinha neste post onde eu explico os tipos de cabelo mais comuns.
Mas enfim, o black power combina com cabelos com cachos mais fechados, porém, não quer dizer que quem tem cachos mais abertos não vai poder deixar crescer o cabelo em um black power. Na verdade, eu não posso iludir você: se você é um desses homens com cabelo cacheado, você não vai conseguir um black power e sim um cabelo mais alto, cheio e “estufado”. Provavelmente, o máximo que você vai conseguir é um penteado do Jim Morrison.
De qualquer forma, se você quer deixar o seu cabelo black power crescer, separei umas dicas.
Como deixar crescer um cabelo black power masculino?
1 – Deixe seu cabelo crescer e esteja pronto para lidar com ele
Para crescer um afro black power, você vai precisar de bastante comprimento no fio. É que o cabelo conta com um negocinho chamado “fator encolhimento”. Uma hora falo sobre ele por aqui. Mas o fator encolhimento nada mais é do que o fato de, num cabelo crespo, o cacho fazer com que o seu cabelo pareça mais curto do que realmente é. Portanto, para que você comece a ver um black power, você vai ter que estar disposto ( e com paciência) a deixar o cabelo crescer bastante – dependendo do seu tipo de cabelo encaracolado, o comprimento do fio varia. Para você ter uma base:
- Tipo 4a: 7 centímetros (com o fio esticado)
- Tipo 4b: 10 centímetros (com o fio esticado)
- Tipo 4c: 13 centímetros (com o fio esticado)
Leia também: O que fazer se o seu cabelo não cresce no ritmo que gostaria?
Uma curiosidade interessante: o nosso cabelo cresce cerca de 1,5 centímetros por mês. É claro que isso varia por conta de inúmeras circunstâncias, mas já dá para você fazer alguns cálculos. Se o seu cabelo hoje está curtinho, com 1,5 centímetros de comprimento, você precisará de pelo menos 6 meses para obter o seu afro. Nesse período, é importante que você leia sobre cabelo afro, aprenda a lidar com o próprio fio para que ele fique cada vez mais saudável e bonito. Aliás, isso me lembra da próxima dica:
2 – Aprenda a desembaraçar os fios
Se o seu cabelo é do tipo 4b ou 4c, e tem cachos muito pequenos, talvez seja interessante aposentar os pentes por um tempo. O ideal é que você desembarace os fios usando apenas os dedos. É que os pentes e escovas convencionais podem “estragar” o formato do seu cacho. O melhor é que você invista apenas em um pente tipo garfo.
Leia também: Dicas para desembaraçar um cabelo afro
3 – Corte o cabelo do jeito certo
Para que o seu black power fique lindo, o ideal é que você comece a deixar cresce-lo com o mesmo comprimento em toda a extensão da cabeça. Então, uma dica que é mais ou menos o que eu faria se eu fosse homem: vá ao seu cabeleleiro de confiança e peça para que ele corte a cabeleira bem rente ao seu couro cabeludo. Depois, deixe crescer.
4 – Mantenha o cabelo bem hidratado
O cabelo afro naturalmente é mais frágil que os outros tipos de cabelo. Por conta do formato do fio, ele tem uma predisposição a ser mais seco e reter muito pouco da umidade. Para combater o ressecamento e as quebras por conta disso, é importante manter o cabelo sempre hidratado. Já falei por aqui do porquê a hidratação é importante e o texto ainda vale nesse caso.
Leia também: 9 dicas simples de cuidados com o seu cabelo afro
É isso. O que achou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Conta nos comentários!
Deixe um comentário