Características da sífilis como queda de cabelo: Entenda!

Características da sífilis como queda de cabelo: Entenda!

Nem sempre a queda de cabelo é um problema capilar, e sim um sintoma de alguma doença infecciosa, sendo, por exemplo, uma das características da sífilis. Nem sempre é fácil associar a queda de cabelo a uma doença infecciosa porque muitas vezes os fios só começam a cair muito tempo depois da infecção ou, até mesmo, depois que a doença já tenha chegado ao fim.

O que é a Sífilis?

A Sífilis é uma infecção causada por uma bacteria conhecida como Treponema pallidum, ela pode ser transmitida por sexo sem proteção, mas também por trasfusão de sangue infectado ou pela gestante contaminada, passando para seu bebê durante a gravidez ou o parto.

O que é a Sífilis?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Como característica da sífilis, a pessoa infectada apresenta sintomas como lesões endurecidas nos órgãos sexuais, conhecidas como cancro duro, que não incomodam, e caroços ou ínguas na virilha, que aparecem até 20 dias depois da pessoa ser infectada. Caso ela não seja tratada, a doença começa a se desenvolver, podendo causar manchas em algumas partes do corpo e queda de cabelo. A longo prazo ela ainda pode provocar doenças bem graves e até fatais.

Quem tem sífilis cai o cabelo?

A queda de cabelo pode ser um dos sintomas da sífilis, em alguns casos, ela pode chegar a ser o único sintoma. Na verdade, a queda de cabelo é uma reação do corpo a essa doença, indicando que existe algum problema com a sua saúde.

Características da sífilis: a queda de cabelo

Sabemos que a queda de cabelo é uma das características da sífilis. Essa queda pode se apresentar de formas diferentes, como uma queda total dos fios ou, como na maioria dos casos, deixar o couro cabeludo com várias falhas, não sendo uma queda por igual. Essa segunda forma é chamada de alopécia em clareira.

Características da sífilis: a queda de cabelo
Quais as características. Fontes/Reprodução: original.

Além disso, a queda de cabelo pode afetar outras áreas do corpo, como os cílios, as sobrancelhas e os pêlos corporais.

Porque a sífilis faz cair o cabelo?

Quando existe um problema de saúde, o corpo tem uma forma de reagir a isso, e a queda de cabelo é uma das reações do corpo a essa doença, devido ao estresse ou ao choque de ter contraído essa infecção.

Esse transtorno é conhecido como eflúvio telógeno, que é quando o crescimento do cabelo é interrompido e os fios começam a cair, causando falhas no couro cabeludo ou rarefação dos fios, tornando-os ralos e sem volume. Felizmente, essa fase telógena costuma ser temporária e os cabelos se recuperam alguns meses depois. 

Caso essa queda de cabelo persista por muito tempo, devem ser feitos exames para investigar possíveis doenças infecciosas crônicas, como hepatite e AIDS.

Como tratar queda de cabelo por sífilis?

A queda de cabelo pode ser uma das características da sífilis, mas, as vezes, é difícil de saber se isso é a causa, então, se a pessoa tiver outros sintomas como fraqueza, fadiga, mal estar, febre ou lesões cutâneas, é aconselhado que ela procure um médico o mais rápido possível.

Se depois de fazer o exame de sangue o diagnóstico de sífilis for confirmado, o médico iniciará o tratamento com antibióticos. É muito importante que o paciente com a doença e o seu parceiro evitem ter relações sexuais até o fim do tratamento e quem for gestante, deve fazer um controle mensal de cura.

Se a sífilis não for tratada, ela evolui para uma doença crônica, causando problemas graves e até a morte. O ideal é sempre se proteger quando for ter relação sexual, usando camisinha, além de fazer exames ginecológicos ou urológicos periodicamente.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *