Como finalizar o cabelo evitando o frizz

O que fazer para finalizar o cabelo evitando o frizz e dar fim a esses fios que insistem em ficar arrepiados? É o que vamos descobrir neste post.

O frizz que ocorre no cabelo é um problema relacionado com a eletricidade estática dos fios, pois o cabelo é eletricamente carregado com íons negativos, ou seja, quando as cargas elétricas iguais se repelem e o cabelo está com uma carga elétrica negativa elevada a tendência é que os fios entre si fiquem se repelindo.

E existem vários motivos que deixam esses fios eletricamente mais negativos, desde cabelos ressecados, quebrados, fios ralos e frágeis, umidade e a eletricidade.

Apreciação do próprio cabelo

Quais as técnicas para finalizar o cabelo evitando o frizz?

Você pode finalizar o cabelo evitando o frizz através de algumas técnicas, conheça abaixo as 5 mais populares entre elas: 

Plopping

Essa técnica além de ajudar na definição e na diminuição do frizz, também vai trabalhar na finalização dos cabelos cacheados, sendo um ótimo aliado no processo de secagem dos fios.

Você só  vai precisar de um tecido de microfibra ou algodão e do seu creme de pentear. Com seus fios já úmidos, finalize como de costume e amasse as pontas com o tecido, após retirar o excesso de água, abra o tecido na cama e com a cabeça virada para baixo posicione todo seu cabelo dentro do tecido.

Enrole os dois lados do tecido como se fosse uma embalagem de bombom e amarre-o como uma touca de forma que fique firme. Agora é só esperar o seu cabelo secar e tirar. Lembrando que essa técnica não é recomendada para a noite, ou seja, não utiliza a técnica Plopping para dormir com os fios úmidos.

LOC: líquido, óleo e creme

Uma técnica com três itens que é ideal para cabelos ressecados e com falta de brilho, pois utiliza produtos que os fios precisam e funciona como uma pequena porção do cronograma capilar: o líquido hidrata, o óleo nutre e o creme equilibra e define seu cabelo.

O líquido pode ser até mesmo água, mas o soro fisiológico é muito indicado, o óleo pode ser de coco, 100% vegetal ou siliconado, já o creme pode ser o de sua preferência de acordo com o seu tipo de cabelo.

Fitagem

A fitagem é uma técnica super conhecida e muito bem aceita no mundo das crespas e cacheadas, pois é um método super simples de ser realizado, sendo ela uma das técnicas favoritas para finalizar o cabelo evitando o frizz e adquirir definição. Basta dividir seu cabelo em 4 partes iguais e enluvar cada parte com seu creme de pentear, amassar as pontas e esperar secar. 

Dedoliss

Essa técnica tem uma maior durabilidade quando comparada com a fitagem, pois quanto mais cabelo você tiver, mais demorada vai ser. O dedoliss é uma boa escolha para a finalização dos cabelos cacheados e bem semelhante à fitagem, mas ao invés de amassar as pontas, você deve enrolar pequenas partes do cabelo em seu dedo e soltá-lo. 

Tesourinha

Essa é uma variação da técnica anterior, a dedoliss. Mas, para fazê-la você vai precisar de paciência e força no braço, dessa vez, ao invés de enrolar seu cabelo no dedo, você vai fazer movimentos circulares em direção ao topo da cabeça, usando as duas mãos para o movimento.

Cada técnica citada acima possui um resultado diferente na finalização, você testar todas elas e escolher qual se encaixa melhor ao seu cabelo.

Como evitar a causa do frizz no cabelo

O que causa o frizz no cabelo?

Como vimos, o frizz é o excesso de carga elétrica de íon negativo que ficam em maiores quantidades quando se têm cabelos danificados. Logo, tudo que contribui para esse cabelo ficar mais danificado irá consequentemente causar uma quantidade de frizz muito maior.

Como evitar?

Existem várias formas para evitar o frizz, no entanto, é importante entender por qual motivo ele está aparecendo, sendo assim confira abaixo alguns possíveis  motivos e como evitá-los.

Ressecamento e falta de nutrientes

Para evitar que isso ocorra, a hidratação capilar precisa ser parte da sua rotina de cuidados, assim como a umectação também pode ajudar, pois ambos tratamentos irão ajudar na devolução de nutrientes e lipídios que foram perdidos.

Clima úmido

Nessas condições o uso de produtos que possuem carga positiva são indicados, pois além de reduzir o frizz presente no cabelo vão criar uma película protetora.

Uso excessivo de chapinha e secador

Para quem faz uso de fontes de calor e chapinha, o uso do protetor térmico não pode ser dispensado, porque ele protege os fios dos danos causados pelo excesso de calor que esses equipamentos ocasionam.

Procedimentos químicos

Os produtos químicos acabam acarretando perda de hidratação, nutrição, queratina e outros nutrientes deixando os fios quebradiços e mais porosos, sendo assim para evitar isso é importante aumentar o intervalo desses procedimentos.

Manter uma rotina de cuidados capilares pode te ajudar a manter seu cabelo equilibrado e o frizz controlado, essa rotina é muito conhecida como cronograma capilar.

Dicas para finalizar o cabelo evitando o frizz

Segue três dicas para que você consiga finalizar o cabelo evitando o frizz e melhorando a aparência dele.

Uso de shampoo com ácido hialurônico: Essa substância é uma grande aliada dos fios capilares , pois tem ação hidratante.

Lavagem com água morna ou fria: Isso porque a água quente faz abertura das cutículas, que acabam ocasionando o ressecamento e o aparecimento do frizz

Pente de madeira: Pois esse é um material que consegue neutralizar a estática dos fios.

Essas são algumas formas de como finalizar o cabelo evitando o frizz e danos maiores aos fios. Você pode testá-las sem medo pois com certeza o resultado será satisfatório.  O uso de produtos corretos para o seu tipo de cabelo é fundamental para que o frizz seja controlado, já que isso é algo comum nos cabelos crespos e cacheados que naturalmente são mais secos que os demais.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *