Como realizar cronograma capilar das crianças?

0

Os cuidados com o cabelo devem começar desde cedo, por isso, muitas pessoas têm investido no cronograma capilar das crianças. Não só para tratar esses fios, como também para colocar na rotina da criança o autocuidado.

Porém, aparecem diversas dúvidas quando falamos de cronograma capilar das crianças e hoje iremos esclarecer todas elas para as mamães e papais de plantão.

O que é um cronograma capilar?

O cronograma capilar pode ser resumido em uma rotina de cuidados com os fios, dividido em três etapas com objetivos diferentes. No cronograma, trabalhamos com a hidratação, nutrição e a reconstrução, realizadas de forma alternada conforme o tipo de danos presente nos fios.

O que é um cronograma capilar?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Essa rotina de cuidados pretende não só reparar os danos leves ou até mesmo severos do cabelo, mas também deixá-lo mais forte e prevenir danos futuros. É de fato uma rotina e não deve parar de fazer depois de ter seu objetivo de recuperação dos danos alcançado.

Por que é importante as crianças terem seu cronograma capilar?

Na verdade, o cronograma capilar das crianças tem um objetivo diferente do cronograma dos adultos. O cabelo das crianças sofre muitos menos danos do que os fios de adultos que passam por colorações, descolorações, ações do tempo e danos mecânicos causados por secadores e chapinhas. 

Nesse caso, o cronograma capilar das crianças é mais utilizado para que elas aprendam a cuidar dos próprios fios, ajudando na autoaceitação, autoestima e para que elas possam acompanhar as mamães nos cuidados com os fios.

É de extrema importância para o desenvolvimento e independência das crianças que elas saibam cuidar do próprio cabelo, então o cronograma capilar das crianças é uma maneira de realizar esse incentivo e colocá-lo na rotina.

Como criar um cronograma capilar das crianças?

Para criar o cronograma capilar das crianças não são necessários tantos produtos e etapas como no cronograma dos adultos. No caso dos cuidados com os cabelos infantis, opte sempre por produtos de uso específico para crianças. Observe sempre a idade indicada na embalagem, dessa forma, você diminui a possibilidade de alergias e outros problemas. 

Como criar um cronograma capilar das crianças?
Criança. Fonte/Reprodução: original.

Como não é necessário suprir as necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução, para criar o cronograma capilar das crianças, escolha shampoo, condicionador, máscara de tratamento e um finalizador.

Principalmente para crianças com cabelos crespos e cacheados, escolha produtos que ajudam na hidratação e na nutrição dos fios. Dessa forma, o cabelo estará sempre com os cachos definidos e bem tratados, evitando que o cabelo fique com aparência seca e ressecada.

O que fazer para crescer o cabelo da criança?

Para promover o crescimento dos fios das crianças, algumas dicas podem ajudar, como por exemplo:

  • Boa alimentação, principalmente rica em proteínas;
  • Massagear e estimular o couro cabeludo, para melhorar a circulação sanguínea;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Nunca prender os fios molhados;
  • Jamais dormir com o cabelo molhado ou úmido;
  • Invista em produtos fortalecedores;
  • Beber muita água.

Se houver alguma dúvida, vale consultar o médico pediatra ao escolher um novo produto e até mesmo um cabeleireiro especializado em crianças, para ajudar a instruir a melhor maneira de cuidar dos fios dos pequenos.

O cronograma capilar das crianças deve ser colocado gradualmente na rotina e de forma alguma, tem que ser uma obrigatoriedade. Inclua ele no dia a dia de forma leve, promovendo um dia de beleza entre mãe e filho, por exemplo. Use bonecas e diversos estímulos para que a criança tome gosto por esse autocuidado de pouco em pouco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.