Dicas de cuidados para cabelo afro colorido: antes, durante e depois

Dicas de cuidados para cabelo afro colorido: antes, durante e depois.

Do vermelho ao violeta, os cabelos crespos também podem ficar coloridos e, cada vez mais, as pessoas têm buscado e adotado essa tendência. Porém, os fios precisam de cuidados que devem ser feitos antes, durante e depois do processo.

Cabelos crespos precisam de um cuidado a mais, principalmente, quando a intenção é deixar o cabelo afro colorido. Por conta dos fios crespos serem mais frágeis, é necessário ter um cuidado especial com eles. Para te ajudar nisso, reunimos algumas dicas de como deixar o cabelo afro colorido com segurança.

Cuidados pré-coloração para cabelo afro colorido

Antes da coloração para deixar seu cabelo afro colorido, é preciso dar atenção aos seguintes fatores: cuidado para não sobrecarregar os fios, análise dos cuidados que seu tipo de cabelo deve ter e a melhor maneira de chegar à cor desejada.

A primeira atitude é consultar um profissional para indicar qual é o melhor tratamento para os fios e qual a melhor maneira de deixar seu cabelo afro colorido. Ele designará um produto que possua fórmula adequada para o tipo de cabelo.

Cuidados necessários a se ter com cabelo colorido. Forma/Reprodução: original

Nesse caso, o ideal é recorrer a profissionais especializados em cabelos cacheados e crespos, que podem ajudar melhor. Dessa maneira, será mais seguro chegar ao seu objetivo sem destruir os fios.

No salão de beleza, o profissional avalia qual é o melhor procedimento e o produto mais adequado para o cabelo. Normalmente, todos os tipos de fios precisam de mais de um tratamento e, para isso, existe o cronograma capilar, que consiste em: hidratação, reconstrução e nutrição.

Um cronograma capilar pode ajudar bastante, porém, é preciso saber de quais tratamentos seus cabelos necessitam. Então, montar um cronograma capilar, de acordo com o que o profissional indicou, é o ideal.

Produtos adequados

Profissionais indicam produtos de qualidade, principalmente em casos de descoloração e coloração capilar, que agridem muito os fios.

Os cabelos crespos são mais sensíveis, então, optar por produtos de qualidade é a melhor solução. Com cabelo afro colorido, os cuidados devem ser dobrados.

O mercado conta com uma variedade de tonalizantes e tinturas para cabelos crespos e cacheados. Alguns deles não possuem amônia em sua composição e podem ser o ideal para alcançar o sonho do cabelo afro colorido.

Uma marca muito recomendada por profissionais é a Kamaleão Color, que conta com uma diversidade de cores.

Quais cuidados para colorir o cabelo afro?

Antes de descolorir e tonalizar qualquer cabelo, é necessário fazer um teste de mecha. Esse teste é fundamental para realizar o processo no cabelo, pois os fios podem ficar quebradiços ou elásticos.

Por isso, é de extrema importância fazer o teste de mecha, caso realize o teste em um salão de beleza, confira se o profissional fará o procedimento que consiste em descolorir e tonalizar uma pequena mecha antes de aplicar o produto em todo o cabelo.

Cuidado a se ter na hora de colorir. Fonte/Reprodução: original

Também não é recomendado fazer tudo no mesmo dia. Por ser um processo que pode facilmente danificar os fios, o ideal é fazer com calma.

Os cabelos crespos e cacheados exigem cuidados diferentes dos demais. Não descolorir os cabelos em apenas uma sessão pode ser recomendado para evitar danos aos fios.

Como cuidar do cabelo afro colorido?

Como você já viu, mudar a cor do cabelo exige cuidados desde a pré-coloração e, também, após o procedimento.

Cabelos crespos são porosos e possuem carência de oleosidade natural por conta do formato dos fios, que impedem que o óleo natural produzido se espalhe pelos fios.

Após a coloração, investir em reconstrução é fundamental. Utilizar produtos para cabelos quimicamente tratados e ricos em óleos e manteigas vegetais também pode ajudar. Aliás, reduzir a lavagem dos fios mantém a cor bem viva.

Além disso, fazer uma rotina de cuidados é essencial para manter os fios crespos saudáveis. Siga um cronograma para deixar seu cabelo afro colorido ainda mais bonito.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *