Descubra qual é o seu tipo de cabelo crespo

0

O cabelo crespo é caracterizado por fios que enrolam desde a raiz, com cachos mais estreitos. É nomeado tipo 4, e possui três subcategorias: 4A, 4B e 4C. Está em dúvida em relação ao seu tipo de cabelo crespo? Continue neste artigo!

Qual seu tipo de cabelo crespo e como cuidar dele

Nem todo cabelo crespo é igual, e saber qual o seu tipo é importante para quando for escolher os produtos adequados, ou até mesmo um corte que caia bem.

Qual seu tipo de cabelo crespo e como cuidar dele
Fonte/Reprodução: original

Cabelos crespos tendem a ser mais secos que os outros tipos, já que o formato da curvatura dificulta que a oleosidade do couro cabeludo consiga chegar até o comprimento e pontas dos fios. Isso faz com que seja exigido certos cuidados, que vão desde manusear os fios da forma correta até lavar e tratar.

Manter uma rotina de cuidados com bons produtos é essencial para a saúde dos fios, que perdem nutrientes com o passar do tempo e dos danos sofridos pelas agressões externas.

Tipos de cachos e grau de curvatura no cabelo crespo

Existem quatro tipos de curvatura e três subcategorias em cada uma delas. O cabelo crespo é o tipo 4, que possui os cachos mais fechados e volumosos. Um cabelo crespo pode possuir uma ou mais das três variações, abaixo falaremos um pouco sobre elas.

  • Curvatura 4A: lembra a curvatura 3C (cabelos cacheados), mas possui fios um pouco mais grossos.
  • Curvatura 4B: o cacho é mais estreito e com mais volume, com fios densos e frágeis.
  • Curvatura 4C: mechas no formato de Z, com cachos bem próximos e apertados.

Cada curvatura tem a sua particularidade, e exige certos cuidados.

Invista em um cronograma capilar para cabelo crespo

O cronograma capilar consiste em uma rotina baseada em três etapas ou tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada um possui sua indicação e função específica, mas temos um guia prático para você se basear na hora de decidir qual tratamento o seu cabelo precisa.

  • Hidratação: cabelo áspero, opaco e com aspecto seco.
  • Nutrição: cabelo com frizz, falta de definição e pontas espigadas.
  • Reconstrução: fios quebradiços, elásticos e emborrachados.

É importante procurar por produtos adequados para cada uma das três etapas, para repor todos os nutrientes que mantém o cabelo saudável.

Cuidados com seu cabelo crespo

Alguns cuidados diários simples ajudam a garantir que o seu cabelo crespo se mantenha sempre saudável. Listamos alguns deles:

  • Evite lavar o cabelo na água quente, ela estimula a produção de oleosidade excessiva e resseca os fios;
  • Se for usar fontes de calor, como secador, não esqueça de aplicar um produto que possua proteção térmica;
  • Invista em umectação com óleos vegetais, para fornecer ao cabelo o óleo que não consegue chegar ao comprimento dos fios;
  • Aplique um óleo finalizador durante o dia, sempre que sentir necessidade;
  • Para evitar que o cabelo perca a sua definição e o frizz se torne excessivo, substitua sua fronha por uma de cetim.

Cuidar do cabelo crespo pode parecer complicado, mas com algumas dicas é possível mantê-lo saudável e bonito. O cronograma capilar pode ser um grande aliado na recuperação dos fios quando feito da forma correta, já que ajuda a fazer a reposição dos nutrientes que o cabelo precisa. Para isso, é necessário ficar atenta às necessidades que o cabelo apresenta, e ter constância na hora de cuidar dos fios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.