A gente que é crespa sabe a importância que uma boa finalização tem. É que ela pode garantir um cabelo bonito e brilhoso na hora do penteado, e nos days after. E por falar em boa finalização, resolvi hoje falar um pouquinho sobre o que é o método LOC. Ele é uma técnica simples para cabelos, e perfeito pra você que tem um fios crespos e cacheados.
O que é o método LOC?
O método LOC vem da abreviação americana de “Leave in condicioner, Oil and Cream”. Por aqui, abrasileiramos e criamos o termo Líquido, Óleo e Creme. O próprio nome já explica um pouco a técnica, já que o método implica em aplicar no cabelo determinados produtos exatamente nesta ordem para maximizar a retenção da hidratação.
Portanto, no método LOC você tem uma camada de hidratação (leave in) e duas de selagem (óleo e creme). O óleo e o creme terão a função de criar uma camada em volta do fio do cabelo para prevenir que a hidratação evapore e se perca na atmosfera. Por conta disso, o seu fio do cabelo vai permanecer hidratado por mais tempo.
Como fazer o método LOC?
O método é bem simples e tranquilo de ser adicionado ao seu cronograma de cuidados com o cabelo. Na verdade, é provável até que você já tenha em casa os produtos necessários pra botar a técnica em prática. E se você quer começar, é só seguir os passos abaixo:
1 – Líquido
Na primeira etapa, você vai utilizar o líquido, que pode ser um leave-in da sua preferência, ou algum outro hidratante que você já usa e que você quer que seja selado ao seu fio. De qualquer forma, o líquido tem que ter água em sua fórmula, já que a função é hidratar. Você pode fazer a aplicação usando um borrifador.
2 – Óleo
Depois, aplique uma camada fina do óleo vegetal de sua preferência. O óleo deve variar de acordo com a porosidade do seu cabelo. Aliás, eu já falei sobre óleos que auxiliam no crescimento do cabelo aqui no blog.
3 – Creme
O último passo é aplicar um creme de pentear para que seus cachos fiquem mais definidos. Depois disso, você pode estilizar o seu cabelo como de costume. Simples, não é?
O método LOC é recomendado para o meu tipo de cabelo?
Não custa nada tentar, né? Mas aqui vai um conselho: o método LOC combina mais para cabelos que têm porosidade maior, ou que estão sempre com a aparência de ressecados. O meu cabelo é tipo 4 e combina muito com este método. No entanto, tudo vai depender da porosidade do seu fio.
É que se seu cabelo tem pouca porosidade, a experiência pode deixar o seu fio um pouco oleoso ou com acúmulo de produtos. Por isso, é importante o teste e é interessante começar utilizando pouco produto e ir se adaptando com o tempo.
E vale lembrar que se o método LOC não está funcionando pra você, você também pode limitar o número de produtos na hora da finalização, ou mesmo substituí-los. Mas o teste para saber se está funcionando ou não tem que ser de no mínimo duas semanas, viu?
Meu cabelo é alisado ou quimicamente tratado. Posso usar?
Sim. Na verdade, não importa o seu tipo de cabelo ou se ele está passando por tratamentos químicos. Se o seu fio tem bastante porosidade, e tem dificuldades em manter a hidratação, esse método LOC vai ser perfeito pra você.
E é isso. Gostaram do post? Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários!
Deixe um comentário