Tudo Sobre a Moda das Tranças Nagô Tipos, Penteados e Ideias

Tudo Sobre a Moda das Tranças Nagô: Tipos, Penteados e Ideias

Existem aqueles penteados que nunca saem de moda, como é o caso das tranças. Entretanto, com o passar dos anos, as tranças foram sendo modificadas a fim de atender os novos públicos.

Atualmente, é possível encontrar uma variedade de tipos de penteados que envolvem as tranças. Entre os mais usados, temos a trança nagô, que também pode ser chamada de trança rasteira ou trança raiz.

Quer saber tudo sobre esse penteado? Confira mais informações nos próximos tópicos.

O que é trança nagô?

cortes de cabelo afro masculino - homem negro trança nagô

A trança nagô tem feito muito sucesso com as mulheres que estão passando por um período de transição capilar, no qual seus fios ainda não estão totalmente livres das químicas de procedimentos para alisar o cabelo.

Dessa forma, para disfarçar essa variação de texturas do cabelo, as pessoas têm apostado nas tranças que são feitas rente ao couro cabelo, penteado conhecido como trança nagô.

Quais são os Modelos de Tranças Nagô?

Existem diversas formas de fazer o penteado da trança nagô, o motivo de tanta diversidade é por conta da história por trás do penteado.

Caso não saiba, na cultura africana as mulheres utilizavam essa trança em desenhos diferentes cada uma para representar sua classe social, qual a sua religião e dentre outros aspectos que tinham relação com suas identidades e etnias.

Trança Nagô Feminina

O penteado da trança nagô é bastante comum entre as mulheres, isso porque, como já dissemos anteriormente, a grande maioria das pessoas utiliza essa técnica para esconder a mudança na textura dos fios devido a transição capilar.

Normalmente, são cabelos cacheados e crespos que se beneficiam desse penteado. Mas claro que não é algo exclusivo para esse tipo de cabelo, pois qualquer pessoa que goste pode apostar nas tranças nagô.

Trança Nagô Masculina

cortes de cabelo afro masculino - homem negro trança nagô

De uns tempos para cá podemos observar uma mudança no comportamento de muitos homens. Ou seja, eles têm se preocupado cada vez mais com a sua aparência e, principalmente, com os cuidados capilares.

Logo, podemos encontrar em diferentes salões rapazes, adultos e até mesmo meninos pequenos procurando fazer tranças nagô no cabelo.

E podemos afirmar que fica incrível, traz um toque mais moderno para qualquer visual. Vale a pena investir nessa mudança capilar.

Trança Nagô Lateral

cortes de cabelo afro masculino - homem negro trança nagô

Uma das opções de penteados que você pode fazer no estilo nagô é a trança de lado. Pode parecer difícil no início. Mas calma! Pois é tranquilo de fazer. Inclusive, você pode fazer a trança sozinha, caso tenha mais habilidade.

No entanto, é preciso apenas se certificar que o cabelo está bem desembaraçado. E caso seja a sua primeira vez fazendo, não desista, treine todos os dias para conseguir fazer esse trançado.

Em Cabelos Curtos

cortes de cabelo afro masculino - homem negro trança nagô

Algo que combina muito é fazer tranças do tipo nagô em cabelo curto, é um penteado que fica lindíssimo e pode ser feito de várias formas.

A primeira, e certamente a mais pedida dentro dos salões, são as tranças feitas no topo da cabeça e com as pontas do cabelo soltas. Algumas pessoas até pedem para fazer desenhos com as tranças.

Outra sugestão é trançar todo o comprimento da mecha, também é uma ótima opção, que fica muito bonito em qualquer pessoa.

Em Cabelos Cacheados

Cabelos cacheados e o penteado de tranças combinam muito. Você pode fazer vários tipos de tranças que certamente o resultado será lindíssimo.

Das opções de trança que você pode fazer em seu cabelo cacheado temos a nagô. Ele é ideal para cabelos com cachos mais curtinhos com compridos.

Além disso, você pode optar entre trançar o cabelo por completo ou apenas partes dele.

Em Cabelos Crespos

A mulherada e os homens que têm o cabelo crespo, podem apostar na trança nagô para dar uma mudada no seu visual.

E como a trança pode ser feita por todo o comprimento do cabelo, é possível colocar adereços para melhorar as tranças como, por exemplo, lãs coloridas, fibras sintéticas e até mesmo aumentar o volume do cabelo com apliques.

Em Cabelos Lisos

Apesar de termos sugerido até o momento a utilização de tranças pelo cabelo em tipos cacheados e crespos, saiba que também os cabelos lisos podem aderir a esse penteado. Afinal de contas, ele é bastante versátil e combina com as mais variadas situações.

O único cuidado que é necessário ter é com relação ao fio. Pois ele precisa estar saudável e forte para suportar o peso das tranças durante o tempo de uso.

Penteado com Tiara

Você pode utilizar a técnica nagô para criar tranças com o próprio cabelo. Isso porque esse tipo de trança permite que você faça vários desenhos.

No entanto, é necessário um pouco de prática, mas nada que alguns treinos não ajudem você a melhorar sua técnica.

A tiara mais comum feita com a trança nagô, é aquela em que há uma trança central em formato de gota. E nas laterais, as tranças formam uma espécie de seta. Esse penteado fica belíssimo com o cabelo solto atrás.

Tranças Nagôs Soltas

Sem dúvidas as tranças nagôs soltas na parte de trás são as mais usadas, o motivo é devido ao tempo em que se leva para trançar os fios, especialmente quando se faz isso sozinha e em casa.

Assim sendo, para agilizar o processo, as pessoas que optam por esse penteado fazem a trança apenas na altura da cabeça e deixam o restante solto.

Trança Nagô com Jumbo

Para aquelas pessoas que farão a trança nagô pela primeira vez, vocês precisam saber que há duas opções.

Normalmente, a trança pode ser feita apenas com o cabelo natural, o que traz um aspecto mais fininho ao penteado.

Ou você pode optar pela versão com jumbo, em que são acrescentadas fibras sintéticas para aumentar o volume das tranças.

Com Rabo de Cavalo

Mais uma sugestão de variação do penteado nagô é a trança mais o cabelo com rabo de cavalo.

O penteado, nesse caso, é feito com as tranças junto a raiz do couro cabeludo no topo da cabeça e na parte de trás é feito um grande e volumoso rabo de cavalo.

Caso você não tenha tanto cabelo para fazer esse penteado, você pode optar pelo uso de cabelo orgânico para aumentar o seu cabelo.

Box braids

As tranças são, com toda a certeza, o penteado que tem mais relação com aspectos da cultura africana. Seus elementos remontam uma história de resistência, e garantem um poder único para quem as usa.

Das técnicas de trançar que também são usadas e une dois métodos, temos a box braids, que são tranças que podem ser feitas na raiz do cabelo, mas o seu diferencial é o uso de cabelo sintético para formar o penteado.

Metade da Cabeça

Já mencionamos aqui um pouco sobre ela, mas vale reforçar a informação. A trança nagô até a metade da cabeça é a mais procurada, principalmente por aquelas pessoas que estão começando a fazer o penteado sozinhas.

Afinal, é uma habilidade que se adquire com o tempo e com alguns treinos. Você pode começar a fazer apenas nas laterais e depois ir ousando aos poucos até conseguir formar lindos desenhos com a trança.

Com Coque

Quer um penteado que deixe você estilosa? Então invista em uma trança com o coque no final é um tipo de penteado moderno e extremamente versátil, permite que você vá para qualquer ambiente.

Os coques mais utilizados nessa técnica é o tipo rosquinha, o coque mais bagunçado, o coque abacaxi e o classe coque baixo também é bem usual de ser encontrado.

Boxeadora

A trança boxeadora está em alta e você sabia que pode juntar as duas técnicas? Isto é, fazer a trança nagô e completar o penteado com uma trança boxeadora?

Pois isso, é totalmente possível e ainda traz um toque despojado para o seu visual. Você pode fazer a trança nagô da raiz e formar a trança boxeadora nas laterais ou fazer várias tranças menores no topo da cabeça.

Mega Hair

Para alongar o comprimento do cabelo ou ainda para garantir ainda mais volume no momento de realizar as tranças, muitas pessoas acabam recorrendo ao mega hair.

Esse cabelo adicional pode ser o que estava faltando para dar um up no seu visual.

Contudo, o que você precisa saber sobre o mega hair é que o seu preço é um pouco elevado, podendo custar de 400 a 1000 reais, dependendo do comprimento e tipo de cabelo.

Colorida

Caso você não tenha o cabelo colorido, mas na hora de trançar decidiu que gostaria de aumentar o charme do seu penteado, você pode recorrer a ajuda das linhas.

Muitas pessoas realizam o penteado com o uso de linhas coloridas para fazer algo diferente e chamativo em seus cabelos.

As linhas podem ser de crochê ou o fio de ouro, dependendo do tipo efeito que você queira deixar em seu cabelo.

Só na Frente

Não é necessário fazer a trança em todo o cabelo, você pode ficar maravilhosa e com um penteado incrível apenas fazendo a trança nagô na parte da frente do seu cabelo.

O tempo de trançar diminui e você pode optar por alguns desenhos diferentes ou até mesmo o uso de linhas para dar uma coloração a mais para o seu cabelo.

Caracol

A trança caracol é pouco conhecida, mas tem o seu espaço principalmente entre as cacheadas e mulheres de cabelo crespo que estão passando por um processo delicado de transição.

Esse é um penteado em que consiste em fazer uma trança junto ao couro cabeludo. Mas o seu diferencial está no fato delas formarem voltas, como se fosse um caracol de fato. É um penteado diferente, ousado e que se destaca na pessoa.

Com Linha de Crochê

A trança nagô com a linha de crochê é a mais utilizada, já que você pode comprar o material por metro, ou seja, você terá bastante linha para colocar no cabelo.

Além disso, o crochê possui diversas cores, principalmente para as pessoas que amam cabelos coloridos.

Mas o melhor desse material é o fato dele ter um valor bem acessível e ainda ser facilmente encontrado tanto na internet quanto em lojas.

Como Fazer Trança Nagô?

Quem decide fazer a trança nagô precisa ter tempo e muita paciência. A primeira coisa que é preciso fazer é dividir o topo da cabeça em mechas.

Quanto mais mechas mais finas serão as tranças. Em seguida pegue uma das mechas e comece a trançar junto a raiz do cabelo.

Você pode trançar todo o cabelo ou apenas metade. Mas caso não tenha muita habilidade, recomendamos que procure por um trancista profissional para te ajudar.

Penteados com Trança Nagô

Dos penteados que você pode fazer em seu cabelo com a trança nagô, os que mais estão em alta é o da trança com o rabo de cavalo, e o penteado em que você faz metade da cabeça com as tranças e deixa a parte de trás solta.

O coque e o penteado caro, são comuns também. Porém, não tão famosos quanto os outros dois mencionados.

História das Tranças Nagô

A trança nagô fez parte da história dos negros, isso porque o que a história conta é que esse tipo de trança com desenhos e formas diferentes eram utilizadas para a comunicação entre os escravos.

Através das tranças eram repassadas informações sobre rotas, também se distinguia os grupos e ainda enalteciam os movimentos que lutavam pelos direitos e preservação da cultura africana ao longo da história.

Ela dura quanto tempo?

Se você fez em casa a sua trança nagô saiba que é necessário realizar a manutenção corretamente, pois os fios podem ir se soltando ao longo dos dias.

Normalmente, esse tipo de reparo nas tranças acontece de dois em dois meses. Mas também você pode escolher fazer essa manutenção dos fios em um salão de cabelereiro, escolha a opção que for mais prática para o seu dia a dia.

Como Cuidar das Tranças Nagô

Os cuidados básicos incluem a lavagem do couro cabeludo, você pode utilizar o shampoo normal, mas o ideal é que você dilua um pouco antes de aplicar.

Após a lavagem confira se as tranças estão totalmente secas, para evitar a proliferação de fungos e bactérias pelo cabelo.

E lembre-se que não é preciso de condicionador e nem cremes hidratantes para o cabelo, basta fazer a manutenção e ter os cuidados mencionados.


Comments

2 respostas para “Tudo Sobre a Moda das Tranças Nagô: Tipos, Penteados e Ideias”

  1. […] os tempos antigos, as tranças têm sido um elemento importante na expressão cultural e estética. Seja como símbolo de estatus […]

  2. […] tranças raiz são um penteado versátil e moderno, que prende apenas os fios da raiz em tranças. Também conhecida como trança nagô, ela […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *