Como Neutralizar o Cabelo Laranja em Casa (Tutorial)

1

Para neutralizar o cabelo laranja, anulando esse efeito indesejado no cabelo, é feito um procedimento de coloração para evitar efeitos indesejados no cabelo. Essa neutralização é essencial para garantir a cor perfeita.

Para isso, é necessário que haja a adição de um pigmento que seja contrário a cor que esteja na estrela de colorimetria, com isso o resultado fica neutro para não prevalecer nenhum tom sobre o outro e deixar a cor no tom original da descoloração.

Como Neutralizar O Cabelo Laranja Em Casa
Como Neutralizar O Cabelo Laranja Em Casa

Apesar de ser um efeito indesejado, o cabelo laranja é um pesadelo comum e a maioria dos cabeleireiros já se depararam com ele em suas clientes. Nesse caso, ele deve neutralizar o cabelo laranja e, esse procedimento pode também ser feito em casa, desde que da maneira correta.

Para entender melhor, esse artigo traz ajuda a entender como o cabelo fica laranja, quais produtos usar e como evitar esse efeito indesejado, acompanhe:

Por que o cabelo fica laranja?

As causas do efeito laranja no cabelo podem ser diversas. Mas uma das principais e mais comuns é quando a loira tenta retocar suas mexas em casa com tinta de caixinha, bem diferente da que foi usada pelo cabeleireiro.

Mas, além disso, os fios também podem desbotar. Quando as mexas são feitas, é necessário um cuidado especial que, geralmente, já é indicado pelo cabeleireiro, como o uso de produtos ideais, entre outras coisas.

Com isso, o não-cuidado ou malcuidado faz com que os fios desbotem, ficando laranjas. Esses malcuidados são:

  • Tirar o tonalizante antes do tempo no retoque das mexas feitas em casa;
  • Utilização de produtos de má qualidade;
  • Utilizar água oxigenada em volume inadequado;
  • Deixar de matizar os fios após a descoloração das mexas ou luzes.

Que produtos usar para neutralizar o cabelo laranja?

Que produtos usar para neutralizar o cabelo laranja?
Que produtos usar para neutralizar o cabelo laranja?

É possível neutralizar o cabelo laranja de várias formas. As mais indicadas são:

  • Com o tonalizante: Uma maneira de amenizar o efeito laranja no cabelo é com o uso de tonalizante. Para isso, é necessário que o alaranjado esteja mais suave para ter um resultado perfeito. O tonalizante precisa ter um tom acinzentado para que, quando aplicado por cima, deixe um resultado mais natural;
  • Tinta: No caso da tinta, é possível usá-la para neutralizar o cabelo laranja, mas ele precisa estar suave e o indicado é que seja feito por um profissional;
  • Descoloração: Dependendo do grau de alaranjado no cabelo, somente a descoloração irá resolver. Assim, após descolorir, uma nova coloração será aplicada no tom desejado;
  • Matizador: Uma das maneiras mais saudáveis de tirar o laranja do cabelo, a matização. Isso porque ela pode ser feita com o auxílio de um bom creme de hidratação para não danificar os fios. É importante escolher tons que variam de prata a cinza.

O ideal é que os produtos utilizados sejam de boa qualidade. É importante levar em consideração na hora de optar por um cabelo loiro ou com mexas os cuidados necessários para que os fios continuem saudáveis e seja possível neutralizar o cabelo laranja sem perder a essência natural.

E como fazer isso em casa?

Se o cabelo ficou laranja e não é possível ir até um salão e buscar por um profissional, não é necessário desespero. É possível neutralizar o cabelo laranja em casa com o uso de produtos simples de encontrar e sem gastar muito. Saiba como fazer isso:

  • Shampoos matizadores: O ideal é que para isso, os produtos contenham reflexos violetas. É possível também fazer a mistura de violeta genciana no shampoo e matizar os fios para neutralizar o efeito alaranjado;
  • Máscaras desamareladoras: Essas máscaras são próprias para esse uso e podem ser encontradas em farmácias e lojas de produtos para cabelo. Para esse passo a passo, basta fazer uma hidratação com ela e deixar o produto agir de acordo com o que manda a embalagem;
  • Cronograma capilar: Essa é uma maneira de neutralizar o cabelo laranja e ainda, tratar dos fios ao mesmo tempo. O cronograma capilar é feito em três etapas, que são: hidratação, nutrição e restauração. O ideal é fazer antes que os cabelos fiquem alaranjados, mas é possível neutralizar, pois o cronograma capilar repõe os nutrientes do cabelo que se perderam por causa do cloro e outros fatores;
  • Leave-in com filtro solar: Com o objetivo de proteger e também revitalizar os cabelos alaranjados, o filtro solar pode ser encontrado em algumas marcas de leave-in e ser utilizado em casa, após todas as lavagens e neutralizar o cabelo laranja.

Dá para evitar que o cabelo fique laranja?

Dá para evitar que o cabelo fique laranja?
Dá para evitar que o cabelo fique laranja?

É possível evitar que o cabelo fique laranja e o primeiro passo para isso é manter os cuidados diários com eles. Além disso, é importante observar o cabelo de acordo com a tabela de colorimetria.

É comum que o tonalizante utilizado nas mexas desbote com o tempo. Sendo assim, para evitar que ele fique laranja, é importante utilizar produtos próprios para cabelos loiros e também usar uma linha completa, fazendo a hidratação pelo menos uma vez na semana.

Além disso, como citado acima, o filtro solar capilar, que pode normalmente ser encontrado nos leave-in, ajudam a não permitir que os fatores do tempo, como o sol, por exemplo, e também o cloro encontrado na água desbote os fios. Dessa maneira, o uso diário ajuda a evitar que o cabelo fique laranja.

Ter um cuidado especial com o cabelo através do cronograma capilar é muito importante. Esse cronograma é adaptado para cada tipo de cabelo. No caso de cabelos com mexas, é necessário utilizar produtos indicados para cabelos loiros e, se possível, usar a linha indicada pelo profissional.

E, por fim, para quem não abre mão do uso de chapinhas, secadores e babyliss, por exemplo é importante utilizar o protetor térmico sempre antes de aquecer os fios com eles.

Com esses cuidados essenciais, além de evitar que o cabelo fique laranja, ainda evita a quebra dos fios que podem acontecer em casos de cabelos com mexas que não tenham os cuidados necessários.

Ficou com dúvidas? Comente!

1 Comment
  1. […] aplique o produto com as mãos e penteie para que a maquiagem não concentre em nenhuma área. O cabelo pode ser seco naturalmente ou com o auxílio de uma escova. Mas os proprietários de cabelos lisos […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.