Humor negro, o que significa?

Hoje vamos falar sobre um tema polêmico, o humor negro. O que é exatamente esse tipo de humor que para muitos nem é considerado como tal?

O que exatamente é o humor negro?

O humor negro é definido pela Wikipedia como um humor ácido, uma espécie de subgênero do humor que utiliza questões sérias, tabus ou até mesmo em algumas partes, questões mórbidas, com o intuito principal de extrair humor disso, de uma maneira politicamente incorreta.

humor negro
Wanda Sykes, famosa artista de Stand Up Norte Americana

É comum que hoje, tenhamos uma noção ruim do humor negro, seja pela atitude de alguns ditos comediantes que se declaram porta vozes desse tipo de humor, seja pelo próprio nome que a primeira vista possua para nós um cunho racista. Hoje vamos falar um pouco sobre isso e desmistificar o que de fato seria o dito humor negro.

O termo humor negro é racista?

Sim, o termo humor negro é um termo racista. Podemos dizer hoje que o termo não nasceu racista, mas que tornou-se, devido às imposições negativas que o termo “negro” recebeu ao longo dos anos, seja de parte de donos de escravos ou de racistas mais contemporâneos a nós.

No entanto, podemos separar os pontos de vista acerca do termo, tanto em sua originalidade quanto em sua contemporaneidade, para analisarmos esse tipo de humor e concluir se é um bom humor ou um mau humor.

Como o humor negro se manifesta hoje?

No Brasil principalmente, o dito humor negro se manifesta de uma forma baixa, preconceituosa, basicamente uma carta branca (em todas as suas possíveis interpretações) para ofender gratuitamente todo o tipo de minorias, sejam elas as pessoas gordas, indígenas, população LGBT e, claro, os negros.

xlfe208b-5a1727b3ef27a-9084196-6547827

No entanto ainda que certos ditos comediantes brasileiros insistam que o humor negro é definido pela ofensa gratuita, é necessário que entendamos o humor negro em sua raiz, para não confundirmos com essa versão nefasta.

Os simpsons

Você com certeza já consumiu algum episódio da série de sucesso da Fox Os Simpsons, que está no ar há mais de duas décadas. Se sim, percebeu todas as críticas à sociedade e governo americanos em forma de humor ácido que a série possui.

humor negro

Esse é um exemplo do humor negro original, com todo o seu teor de denúncia e crítica a ações sociais tidas como normais, onde você ao mesmo tempo consegue rir e refletir.

Os negros fazem humor negro?

No Brasil dificilmente, e no mundo também. Afinal ocupamos pouquíssimo espaço dentro dos lugares sejam eles quais forem. Porém, apresentarei nesse artigo um exemplo do humor negro, vindo de uma negra norte americana e que se popularizou bastante durante um tempo no Brasil, estou falando de Wanda Sykes.

No humor da Wanda Sykes você consegue perceber algumas nuances de um humor mais ácido, que apresenta situações trágicas e faz humor e crítica em cima disso, é isso que se chama de humor negro, na sua maneira mais pura de fazê-lo. O humor negro, como toda arte, é político.

Acima podemos perceber as nuances políticas do seu humor, quando ela aborda a questão racial e de sexualidade ao mesmo tempo, apresentando suas dificuldades com humor, sem perder o senso crítico.

Será que você assiste programas de humor negro sem perceber?

Veja abaixo uma lista de programas que são considerados de humor negro:

  1. Uma familia da pesada

    O famoso desenho do canal FX é considerado humor negro, este possui uma forma mais explícita.

  2. Família Addams

    Por essa talvez você não esperasse! Família Addams possui uma estética mórbida e utiliza dela para tecer críticas à sociedade americana, sendo assim, é mais um exemplo.

  3. A Pequena Loja dos Horrores

    Você já assistiu a esse filme dos anos 1960? Ele é considerado a primeira comédia de horror do cinema e possui bons elementos desse humor mais ácido.

  4. Rick and Morty

    Esse desenho, disponível na Netflix, costuma sempre despertar em nós o fator crítico através do trágico, uma característica do humor negro

  5. South Park

    Muito mais explícito do que qualquer outro dessa lista, South Park é amado por uns, odiado por outros. Mas a questão que fica é que nada dali é gratuito.

Provavelmente você tenha assistido e até mesmo gostado de alguns programas e filmes dessa lista e pode perceber que eles possuem uma coisa em comum: nada do que é feito, é feito de maneira gratuita, mas sempre com o objetivo de uma crítica reflexiva.

Mas e quanto ao termo racista?

É bom evitar, principalmente para nós em nossa didática à sociedade branca, termos que associem tragédia ao negro. Que tal da próxima vez que falar desse tipo de humor, se referir a ele como humor ácido em vez de humor negro? A partir disso você pode explicar para outras pessoas o porquê dessa mudança de denominação.

Gostou do artigo sobre humor negro?

Não esqueça de compartilhar e comentar a sua opinião sobre esse tão polêmico termo. Aproveite para dar uma olhada em outros artigos do nosso blog: Qual a diferença entre Umbanda e Candomblé?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.