O que é o cabelo crespo: estrutura dos fios e mais

0

O cabelo crespo ainda hoje recebe uma grande dose de preconceito. Considerando um “cabelo ruim” ou inferior a outros, algumas pessoas com cabelos crespos procuram diversas maneiras de mudar seu estilo de cabelo, alisá-lo e outras formas que só tendem a machucar seus fios ou mudar o estilo natural do seu corpo. 

Atualmente existe  uma tendência de retomar cada vez mais o uso do cabelo crespos e de promover a beleza natural desse tipo!

Como identificar o cabelo crespo

Estudiosos e cientistas chegaram à conclusão que existem 3 tipos de cabelos no mundo. O tipo asiático, o tipo europeu e o tipo afro. No caso, nativos das Américas seguem o padrão mais asiático. 

O padrão asiático: é o cabelo mais liso e escuro, clássico. 

Como identificar o cabelo crespo
Fonte/Reprodução: original

O padrão europeu: cabelo de características ainda soltas e lisas, porém menos que o padrão asiático e de cor muito mais clara.

Já o africano ou afro, que é nosso assunto, é conhecido como cabelo crespo. O cabelo crespo é um tanto mais ressecado e encaracolado. Nesse padrão de cabelo as raízes ou a base capilar tem dificuldade em nutrir o resto do corpo do fio com o óleo natural do corpo na área da cabeça, deixando os fios mais quebradiços e difíceis de esticar. 

Quais os principais tipos de fios de cabelo no Brasil

O Brasil é predominantemente miscigenado, então os tipos de cabelos podem se confundir e assumirem várias combinações e graduações. Isso favorece um tanto o estilo liso escuro e desfavorece os extremos europeus e africanos.

Porém se formos colocar em categorias de cabelo, as mais recorrentes no Brasil são: 

  • Cabelo liso.
  • Cabelo ondulado.
  • Cabelo cacheado.
  • Cabelo crespo.

Também há outros, porém não são considerados tão recorrentes no Brasil.

Quais os 4 tipos de fios de cabelo crespo

O cabelo crespo é um campo muito amplo e é geralmente dividido pelos especialistas nos 4 seguintes grupos:

Cabelos crespos tipo A:

Cachos definidos, porém bastante pequenininhos que mantém a forma de cachos mesmo quando o cabelo é molhado. 

Cabelos crespos tipo B:

Ainda tem cachos, porém eles são bastante pequenos e quase identificáveis. Os cabelos desse tipo formam ângulos mais retos e agudos.

Cabelos crespos tipo C:

Não são cacheados. Sua forma é de ziguezague, da raiz até as pontas formam algumas “molas” que crescem para cima. 

Cabelo crespíssimo:

É um tipo bastante raro, mas ainda existe em algumas pessoas. Esses cabelos são bastante teimosos e praticamente não aceitam forma alguma que não seja a sua natural.

Como cuidar do cabelo crespo

Cabelos crespos devem ser penteados sempre quando molhados e com creme. Nunca devem ser penteados quando secos, porque cabelos crespos já são ressecados e caso penteados só vão se quebrar, partir e ficarem machucados. 

Também é recomendado que seja feita hidratação para tratar suas raízes e cuidar que seus cabelos fiquem menos quebradiços

Que equipamentos usar no cabelo crespo

O ideal para pentear o cabelo crespos é o pente de dentes largos e espaçados. Esses pentes dão forma com mais facilidade e evita a quebra dos fios.

Cortes ideais para cabelos crespos

Cortes que dão forma reta aos cabelos são recomendáveis, já que o cabelo crespo mantém a forma com muito mais facilidade. Então há o típico corte mais retangular ou quadrado, ou mais redondos e curvos (famoso black power)

Tipos de penteados

Há inúmeros penteados para cabelo crespos! Desde trancinhas, dreds, cabelos mais rentes da raiz ou mais volumosos e curvos. 

Dicas de finalização para cabelo crespo

Procure sempre cremes, shampoos e outros cosméticos específicos para seu tipo de cabelo crespo. Hoje no mercado sempre existirá uma linha para cabelos crespos cujos cuidados com quebras e fios ressecados é muito maior. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.