A maneira de pentear cabelo crespo é fundamental para manter a saúde dos fios e evitar diversos tipos de danos. Os cuidados com esse tipo de cabelo devem ser frequentes, na hora preparar os fios para lavar, a lavagem, os produtos corretos e é claro, no momento de pentear também.
Entenda a importância de pentear cabelo crespo da maneira correta e diversas dicas para manter seus fios sempre saudáveis e bonitos.
Quais os cuidados na hora de pentear cabelo crespo?
Como o cabelo crespo é mais fino, delicado e frágil do que outros tipos de cabelo, é preciso ter muito cuidado na hora de pentear cabelo crespo.
Confira a seguir, algumas dicas para pentear cabelo crespo da melhor maneira, preservando a saúde dos fios:
Nunca penteie com cabelo seco
A hora perfeita de desembaraçar o cabelo crespo, é quando ele está molhado. Com ajuda do condicionador ou de cremes para pentear, você consegue pentear cabelo crespo de forma mais suave e delicada, evitando a quebra.
Não use pentes de dentes finos
Ainda para evitar a quebra, opte por pentes com dentes largos e de preferência de madeira. Dessa forma você consegue pentear cabelo crespo sem prender o pente nos fios e sem quebrá-los. Hoje, já existem pentes e escovas desenvolvidos especialmente para o cuidado com o cabelo crespo e cacheado.
Comece a pentear pelas pontas
A forma correta de pentear qualquer cabelo, é começar pelas pontas. Dessa forma, você evita que a tração do pente com os fios embaraçados acabe causando uma quebra. Por isso, sempre comece desembaraçando primeiro as pontas, depois o comprimento e só então a raiz.
Use os dedos para ajudar
Como os fios crespos são mais finos, eles costumam embaraçar mais. Utilizar os dedos para desembaraçá-los é uma dica que ajuda muito a não causar dor e principalmente diminuir drasticamente as chances de quebra do cabelo.
Qual a forma ideal de lavar o cabelo crespo antes de pentear?
O cuidado na hora de lavar o cabelo também ajuda muito no momento de desembaraçar e pentear os fios. Isso porque ao lavar com cuidado e usando os produtos corretos, evitamos que os fios ressequem e embaracem.
Para lavar o cabelo crespo, opte sempre por produtos específicos para esse tipo de cabelo. Dessa forma, você garante que todos os nutrientes sejam repostos no momento da lavagem e que o cabelo se torne mais hidratado e maleável no momento de desembaraçar.
Além disso, aplicá-los corretamente também faz diferença, ou seja, o shampoo deve ser aplicado apenas na raiz e no couro cabeludo, massageando cuidadosamente a região. Já a máscara, condicionador e produtos finalizadores, são usados exclusivamente na raiz e nas pontas.
Existem técnicas como no e low poo que também utilizam produtos que não causam ressecamento dos fios, facilitando muito o cuidado na hora de pentear e finalizar, além de manter o cabelo mais saudável.
Qual pente ideal para usar na hora de pentear o cabelo crespo?
Para pentear cabelo crespo existem diversos tipos de pentes e escovas que podem facilitar e deixar os fios mais saudáveis. Os pentes com dentes largos são os mais indicados para esse tipo de cabelo e quando de madeira, ajudam a reduzir o frizz e até mesmo ajudar na hidratação dos fios.
Para quem quer dar mais volume, o pente garfo é o mais recomendado, pois consegue deixar os fios mais volumosos e é muito utilizado por quem tem black power.
Qual a importância de saber pentear o cabelo crespo corretamente?
Pentear cabelo crespo com todos os cuidados e dicas que demos anteriormente vai evitar principalmente que seu cabelo quebre durante esse processo. Como os fios crespos e cacheados são bem mais finos, frágeis e sofrem com a quebra com mais facilidade que os demais, é preciso cuidado redobrado na hora de lavar e pentear o cabelo.
Com essas dicas para pentear o cabelo crespo com muito cuidado e delicadeza, você vai conseguir mantê-lo sempre forte, saudável e longe da quebra.
Deixe um comentário