PH para cabelo crespo: como escolher o ideal?

0

Pode parecer estranho, mas o pH (sigla de “potencial hidrogênico”) é um elemento muito importante para manter a saúde do seu cabelo. O pH é uma faixa numérica utilizada para identificar se um meio é básico (alcalino), neutro ou ácido. A numeração varia de 0 (muito ácido) até 14 (mais alcalino). Já o número 7 marca a base de pH neutro. 

Dessa forma, o pH para cabelos crespos deve se encontrar em faixas que sejam ideais para saúde capilar desses fios. Para certos produtos e ações, é ideal um pH mais ácido, enquanto para outros, é bom apostar em um mais alto, ou seja, mais básico.

O que é o pH para cabelo crespo

O pH para o cabelo crespo não pode ser definido em um único número, mas sim, deve ser visto como um importante elemento a ser considerado quando se trata da saúde de seu cabelo. 

O que é o pH para cabelo crespo
Fonte/Reprodução: original

O pH ácido ajuda no fechamento da cutícula capilar, assim permite que a cor do cabelo e seus nutrientes sejam preservados. Já o pH mais alcalino, pode ser encontrado em produtos usados para alisamento e coloração, proporciona as cutículas se abrirem, o que muda a estrutura dos fios capilares.

Qual produto ideal para cabelo crespo?

O produto ideal para cabelo crespo é aquele que consegue reter o maior número de nutrientes no fio capilar. 

É recomendável procurar por shampoos que sejam levemente ácidos para que a limpeza seja feita da forma correta, com pH entre 5.0 e 6.0. 

Já os condicionadores, devem ter o pH mais baixo, varia de 4.5 e 5.0, para que as cutículas dos fios abertos na limpeza com o shampoo sejam fechadas. O condicionador também impede que a perda de água, proteínas e nutrientes ocorra. 

Para máscaras de hidratação e massagens hidratantes, o pH deve ser ainda mais baixo, e consequentemente mais ácido, para fechar por completo as cutículas do fio capilar. O pH deve variar entre 3.5 e 4.5. 

Qual a importância do pH no cabelo crespo?

O ph é um fator a ser considerado em todos os tipos de cabelo. No caso do cabelo crespo, o pH atua na capacidade dos fios absorverem nutrientes. Por ser um fio que precisa de muitos nutrientes, é necessário escolher produtos com pH adequado, já que ele influencia diretamente no fechamento das cutículas presentes nos fios capilares. 

O fechamento das cutículas implica em uma maior absorção de nutrientes vindas dos produtos utilizados. Além de que, entender sobre o pH nos ajuda a compreender como processos de lavagem, alisamento, coloração ou química ocorrem. 

Como identificar o pH atual do cabelo crespo

Para identificar o pH atual de um cabelo crespo, é necessário utilizar a fita de papel indicador ou recorrer a um testador portátil. O ideal seria realizar a verificação da medida de pH em um laboratório, com o auxílio de um medidor, o pHmetro

Como um pHmetro não é de fácil acesso, você pode testar com a fita de papel, mesmo que o resultado não seja tão completo quanto o de um feito em laboratório. A fita de papel já indicará pelo menos a base atual do pH de seu cabelo. 

Vale lembrar que medidas abaixo de 7 serão ácidas, em torno de 7 serão neutras e acima de 7 serão consideradas alcalinas. 

Como equilibrar o pH do cabelo crespo

Equilibrar o pH para cabelo crespo não é uma tarefa difícil. Basta ter em mente que quanto mais equilibrado o pH de seu cabelo for, mais saudável ele será. 

Desse jeito, sugere-se que procure por produtos que ajudem a manter a cutícula dos fios crespos bem fechados. Já que, os fios crespos têm tendência a dispor de menos cutículas capazes de reter nutrientes, proteínas e água em seus fios.  

Qual o melhor tratamento de pH no cabelo crespo?

O tratamento de pH indicado para cabelos crespos é aquele que detenha produtos levemente ácidos ou não. 

O cuidado especial deve estar na hora de utilizar o shampoo. Na hora da lavagem, é comum que o potencial hidrogênico de um cabelo chegue a medir até 8.0. Esse valor é extremamente alto e pode danificar os fios. 

Assim, indica-se investir em shampoos com pH levemente ácido, não mais que 6.0. Já com condicionadores, cremes, máscaras hidratantes e hidratações, é bom sempre usar um pH mais ácido para garantir a retenção dos nutrientes necessários para manter seu cabelo sedoso e brilhoso.

Tipos de pH do cabelo

De maneira geral, podemos classificar os tipos de pH do cabelo em: 

  • pH ácido: de 0 a 6.9.
  • pH neutro: sempre na faixa de 7.
  • pH alcalino (básico): de 7 a 14. 

Naturalmente, o pH do cabelo deve medir entre 4.0 e 6.0. Dessa forma, um cabelo que esteja dentro desta faixa é considerado um cabelo saudável. Enquanto aqueles que se aproximam das faixas alcalinas, são considerados cabelos danificados, com cutículas muito abertas e fragilizadas. 

Agora que você já sabe como escolher o pH, não deixe de ter atenção redobrada ao escolher produtos ou tratamentos para o seu cabelo. É fundamental sempre conferir todas as informações no rótulo dos produtos para não escolher um tratamento que danifique ainda mais os seus fios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.