Pode parecer estranho, mas o pH (sigla de “potencial hidrogênico”) é um elemento muito importante para manter a saúde do seu cabelo. O pH é uma faixa numérica utilizada para identificar se um meio é básico (alcalino), neutro ou ácido. A numeração varia de 0 (muito ácido) até 14 (mais alcalino). Já o número 7 marca a base de pH neutro.
Dessa forma, o pH para cabelos crespos deve se encontrar em faixas que sejam ideais para saúde capilar desses fios. Para certos produtos e ações, é ideal um pH mais ácido, enquanto para outros, é bom apostar em um mais alto, ou seja, mais básico.
O que é o pH para cabelo crespo
O pH para o cabelo crespo não pode ser definido em um único número, mas sim, deve ser visto como um importante elemento a ser considerado quando se trata da saúde de seu cabelo.
O pH ácido ajuda no fechamento da cutícula capilar, assim permite que a cor do cabelo e seus nutrientes sejam preservados. Já o pH mais alcalino, pode ser encontrado em produtos usados para alisamento e coloração, proporciona as cutículas se abrirem, o que muda a estrutura dos fios capilares.
Qual produto ideal para cabelo crespo?
O produto ideal para cabelo crespo é aquele que consegue reter o maior número de nutrientes no fio capilar.
É recomendável procurar por shampoos que sejam levemente ácidos para que a limpeza seja feita da forma correta, com pH entre 5.0 e 6.0.
Já os condicionadores, devem ter o pH mais baixo, varia de 4.5 e 5.0, para que as cutículas dos fios abertos na limpeza com o shampoo sejam fechadas. O condicionador também impede que a perda de água, proteínas e nutrientes ocorra.
Para máscaras de hidratação e massagens hidratantes, o pH deve ser ainda mais baixo, e consequentemente mais ácido, para fechar por completo as cutículas do fio capilar. O pH deve variar entre 3.5 e 4.5.
Qual a importância do pH no cabelo crespo?
O ph é um fator a ser considerado em todos os tipos de cabelo. No caso do cabelo crespo, o pH atua na capacidade dos fios absorverem nutrientes. Por ser um fio que precisa de muitos nutrientes, é necessário escolher produtos com pH adequado, já que ele influencia diretamente no fechamento das cutículas presentes nos fios capilares.
O fechamento das cutículas implica em uma maior absorção de nutrientes vindas dos produtos utilizados. Além de que, entender sobre o pH nos ajuda a compreender como processos de lavagem, alisamento, coloração ou química ocorrem.
Como identificar o pH atual do cabelo crespo
Para identificar o pH atual de um cabelo crespo, é necessário utilizar a fita de papel indicador ou recorrer a um testador portátil. O ideal seria realizar a verificação da medida de pH em um laboratório, com o auxílio de um medidor, o pHmetro.
Como um pHmetro não é de fácil acesso, você pode testar com a fita de papel, mesmo que o resultado não seja tão completo quanto o de um feito em laboratório. A fita de papel já indicará pelo menos a base atual do pH de seu cabelo.
Vale lembrar que medidas abaixo de 7 serão ácidas, em torno de 7 serão neutras e acima de 7 serão consideradas alcalinas.
Como equilibrar o pH do cabelo crespo
Equilibrar o pH para cabelo crespo não é uma tarefa difícil. Basta ter em mente que quanto mais equilibrado o pH de seu cabelo for, mais saudável ele será.
Desse jeito, sugere-se que procure por produtos que ajudem a manter a cutícula dos fios crespos bem fechados. Já que, os fios crespos têm tendência a dispor de menos cutículas capazes de reter nutrientes, proteínas e água em seus fios.
Qual o melhor tratamento de pH no cabelo crespo?
O tratamento de pH indicado para cabelos crespos é aquele que detenha produtos levemente ácidos ou não.
O cuidado especial deve estar na hora de utilizar o shampoo. Na hora da lavagem, é comum que o potencial hidrogênico de um cabelo chegue a medir até 8.0. Esse valor é extremamente alto e pode danificar os fios.
Assim, indica-se investir em shampoos com pH levemente ácido, não mais que 6.0. Já com condicionadores, cremes, máscaras hidratantes e hidratações, é bom sempre usar um pH mais ácido para garantir a retenção dos nutrientes necessários para manter seu cabelo sedoso e brilhoso.
Tipos de pH do cabelo
De maneira geral, podemos classificar os tipos de pH do cabelo em:
- pH ácido: de 0 a 6.9.
- pH neutro: sempre na faixa de 7.
- pH alcalino (básico): de 7 a 14.
Naturalmente, o pH do cabelo deve medir entre 4.0 e 6.0. Dessa forma, um cabelo que esteja dentro desta faixa é considerado um cabelo saudável. Enquanto aqueles que se aproximam das faixas alcalinas, são considerados cabelos danificados, com cutículas muito abertas e fragilizadas.
Agora que você já sabe como escolher o pH, não deixe de ter atenção redobrada ao escolher produtos ou tratamentos para o seu cabelo. É fundamental sempre conferir todas as informações no rótulo dos produtos para não escolher um tratamento que danifique ainda mais os seus fios.
Deixe um comentário