Você sabe quais as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo? A saúde capilar é algo muito importante, a nossa autoestima depende bastante do visual de nosso cabelo, e é essencial que saibamos quais as doenças que podem acabar acometendo nossos cabelos, especialmente aquelas que são mais próximas do nosso estilo de cabelo.
Venha conhecer quais as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo, o seu tratamento e como evitá-las. Confira!
Qual é a principal causa de doenças no cabelo masculino crespo?
Conhecer as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo é ótimo para que o homem esteja pronto para remediar ou até mesmo tratar logo nos primeiros sintomas. Embora nenhuma dessas doenças sejam fatais para a nossa saúde, ainda assim o cabelo é uma parte muito estimada do nosso corpo e organismo, e os impactos que as doenças no cabelo crespo masculino podem causar em nossa auto estima são grandes.
Mas quais seriam as causas por trás dessas doenças? Elas variam de acordo com as doenças. Pode não parecer, mas muitas dessas doenças relacionadas ao cabelo não tem causas que realmente se resumem ao cabelo, mas muitas são doenças dermatológicas que tem a ver com a saúde do couro cabeludo e com a pele ao redor da área capilar.
Doenças de pele, alterações hormonais e até mesmo doenças autoimunes podem estar diretamente ligadas a doenças no cabelo masculino crespo.
Quais são as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo?
E quais seriam as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo? Vamos conhecer todas a seguir!
Foliculite
A foliculite é uma doença que afeta diretamente os folículos capilares, e embora possa estar afetando outras áreas do corpo, também afetam o couro cabeludo. Essa doença pode ser causada por fatores virais, bacterianos ou até mesmo fúngicos.
Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é frequentemente chamada de “caspa”. Está ligada a descamação do couro cabeludo e em alguns episódios até mesmo a sua inflamação. A caspa também pode ser piorada devido a oleosidade do couro cabeludo.
Pitiríase
A pitiríase é uma infecção fúngica que causa queda dos cabelos e uma coceira tremenda no couro cabeludo.
Alopecia
A alopecia é uma doença caracterizada pela queda de cabelos, algo que pode se dar por inúmeros fatores como: emocionais ou hormonais. Reverter um quadro de alopecia não é fácil, por isso deve ser procurada uma ajuda especializada para lidar com o problema.
Como prevenir doenças no cabelo masculino crespo?
Muitas das principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo, como a alopecia, podem ser genéticas. Logo a prevenção praticamente não existe, além de cuidar muito bem dos cabelos para que os efeitos sejam menos agressivos e prestar atenção para começar um tratamento cedo.
Para algumas doenças virais e infecciosas lavar bem o cabelo com os produtos corretos é uma ótima maneira de se precaver de uma infecção.
Qual o tratamento mais eficaz para doenças no cabelo masculino crespo?
O tratamento para as principais doenças que podem afetar o cabelo masculino crespo depende bastante da doença. Para algumas como a foliculite muitas vezes é receitado até mesmo antibiótico. Porém para outras basta utilizar alguns shampoos próprios, como é o caso da caspa.
Seja como for um médico especialista deve ser consultado e toda e qualquer ação para sua saúde capilar deve ser tomada respeitando o parecer dos médicos.
Deixe um comentário