Qual é a melhor forma de tirar o frizz do cabelo crespo?

Qual é a melhor forma de tirar o frizz do cabelo crespo?

É comum a quem tem cabelo crespo sofrer com o Frizz. Existem diversos fatores que podem causar o Frizz e, muitas vezes, mesmo quando bem finalizado, aqueles fios arrepiados podem aparecer.

Por isso, saber como cuidar dos cabelos é muito importante, assim você irá evitar esses fios arrepiados, principalmente se isso te incomoda. Existem técnicas simples que você pode fazer diariamente para que o cabelo fique mais saudável e, com isso, o Frizz diminua.

Neste conteúdo você vai ver qual é a melhor maneira de tirar o frizz do cabelo crespo, quais cuidados você deve ter e que produtos pode utilizar.

O que é o Frizz?

O frizz, embora seja comum em qualquer tipo de cabelo, costuma ser uma reclamação comum a quem tem cabelos cacheados e crespos. A maneira que você cuida dos cabelos está diretamente ligada a causa do frizz e, por isso, é muito importante se atentar aos cuidados que irão evitar esse incômodo.

O que é o Frizz?
Como é. Fonte/Reprodução: original.

A falta de nutriente e água nos fios são os maiores responsáveis pelo frizz. Isso significa que quando o seu cabelo está ressecado, ou seja, não foi hidratado o suficiente, esses fios que estão em crescimento fiquem mais fragilizados e se arrepiem. No caso do cabelo crespo isso é ainda mais recorrente.

Isso acontece porque a oleosidade que o couro cabeludo produz naturalmente não consegue se “espalhar” pelos fios crespos, devido a sua curvatura. Por isso, os cuidados devem ser ainda maiores quando se tem cabelo crespo.

Quais as causas do Frizz no cabelo crespo?

O clima, a maneira de cuidar, ressecamento e até mesmo o tecido que reveste o travesseiro podem causar frizz no cabelo crespo.

Como já mencionado, o cabelo crespo possui mais dificuldade para receber a oleosidade natural, então ele tem um aspecto mais ressecado, ainda que não esteja. Então os cuidados com óleos e shampoo hidratante são ideais para melhorar o aspecto e evitar o incômodo do frizz.

Como evitar o Frizz no cabelo crespo de forma natural?

Agora é hora de começar a investir na hidratação dos fios e na maneira que eles são tratados. Além disso, é muito importante optar por produtos que não contém sulfatos. Isso porque os sulfatos têm ação detergente e, apesar de aumentarem a sensação de limpeza por fazerem muita espuma na hora da lavagem, sua ação remove a oleosidade do couro cabeludo de maneira agressiva, o que pode até causar irritação no couro, induzir o ressecamento e quebra dos fios e, com isso, aumentar o frizz.

Como evitar o Frizz no cabelo crespo de forma natural?
Evitar Frizz. Fonte/Reprodução: original.

Como essa substância, além de tudo isso, não é biodegradável, acaba fazendo mal, também, ao meio ambiente. Então é bem melhor substituir esses produtos por shampoos hidratantes, concorda?

Lavar os cabelos com água quente também deve ser um hábito que precisa ser evitado, pois, a temperatura elevada abre as cutículas do fio, levando também ao ressecamento. Atualmente, pessoas que têm cabelos cacheados e crespos estão utilizando bastante toucas e travesseiros de cetim. Isso, por diminuir o atrito dos cabelos com o tecido, realmente ajuda a evitar o frizz e a manter o cabelo bem mais alinhado no dia seguinte.

Quais produtos ajudam a evitar o frizz no cabelo crespo?

O Vinagre de Maçã, por exemplo, pode ser um grande aliado nesses momentos por equilibrar o pH dos fios. Hoje em dia existem diversos produtos de cabelo que contam, em sua composição, com vinagre de maçã.

Troque seus shampoos com sulfatos por shampoos hidratantes. Faça um cronograma capilar de acordo com as necessidades dos seus fios, aposte em hidratante capilar, gel, gelatina capilar e produtos antiqueda.

Utilize, para seu tipo de cabelo específico, produtos adequados. Como já dito, o cabelo crespo precisa de um cuidado a mais do que os outros tipos, então é fundamental estar atento a isso.

Dentre esses, o cetim também é um grande aliado para quem quer evitar o frizz, isso pois outros tipos de tecido provocam mais atrito, como mencionado, gerando mais arrepio dos fios. Usar touca ou fronha de cetim, sem dúvida vai te ajudar.

Não vamos esquecer os cuidados com o uso de óleos. Aposte em óleos vegetais para cuidar dos cabelos, pois eles ajudam a repor os nutrientes que os fios precisam. Dessa maneira, os fios ficam mais hidratados, alinhados e sem frizz.

Você pode utilizar os óleos vegetais para finalizar, umectar e até mesmo, misturando aos produtos que costuma usar, potencializar a sua hidratação favorita.


Comments

Uma resposta para “Qual é a melhor forma de tirar o frizz do cabelo crespo?”

  1. […] técnicas de lavagem do cabelo feminino também podem ser aplicadas no cabelo masculino crespo, entre elas a de co-wash […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *