Como incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos!

Como incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos!

Incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos é um passo fundamental para que elas entendam suas características e se amem do jeito que são. Além disso, é muito importante para a auto-estima e empoderamento, principalmente quando falamos em crianças com cabelos crespos ou cacheados.

Conheça como você pode incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos no dia a dia e fazer disso uma atividade lúdica e muito divertida.

Por que é importante incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos?

A geração atual é muito mais engajada e preocupada com uma criação mais livre, ao criar crianças mais empoderadas, com menos chances de passar por um processo de alisamento e preconceito, como a geração anterior.

Por que é importante incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos?
Por que e importante. Fonte/Reprodução: original.

Ao cuidar do próprio cabelo, a criança aprende a se amar e valorizar seus traços e características. Dessa forma, conseguimos desenvolver uma auto-estima mais forte, o que deixa a criança mais segura e empoderada.

Por isso, a preocupação de incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos cresce cada vez mais e tornou-se um hábito em muitas casas brasileiras.

Como ensinar a criança a prender o cabelo?

Para que as crianças prendam seu próprio cabelo, o ideal é separar acessórios que sejam de fácil manipulação e que não tenham risco de machucá-las. Você pode buscar os famosos tic-tacs, tiaras, faixas e até mesmo scrunchies, pois são acessórios fáceis de serem colocados.

Você pode usar bonecas para que a criança aprenda a fazer penteados e se sinta estimulada para usá-los.

Outra dica é criar brincadeiras de salão de beleza, onde a criança faz penteados em você e depois você faz na criança.

Como fazer cabelo cacheado de criança crescer?

Os fios cacheados sofrem com um problema chamado “fator encolhimento”. Por conta do formato espiral, os fios dão a sensação de serem mais curtos do que estão de fato.

Como fazer cabelo cacheado de criança crescer?
Como fazer. Fonte/Reprodução: original.

Para acelerar o crescimento dos fios, utilize sempre produtos específicos para os cabelos infantis e dê atenção especial ao couro cabeludo, ao massagear e estimular a circulação sanguínea nessa região.

Formas de incentivar a criança a cuidar de seus cabelos

Existem dicas que podem te ajudar a incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos, confira algumas delas:

Deixe os produtos para crianças sempre ao alcance

Procure produtos de cabelo específico para crianças e deixe sempre ao alcance delas no banho. Dessa forma, elas podem lavar e arrumar os fios da forma que preferirem e de maneira independente, sem precisar pedir ajuda.

Proporcione um momento de auto-cuidado entre mãe e filho

Para incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos, você pode criar uma rotina de autocuidado entre mãe e filho.

Monte um cantinho especial, prepare produtos e estimule o cuidado de ambos ou ainda que a mãe cuide dos fios dos filhos e vice-versa. O exemplo faz toda diferença, por isso, a importância da criança se inspirar em você.

Separe um cantinho para a criança se cuidar

Outra forma de incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos é separar um cantinho especial para esse cuidado. Você pode montar uma mesa com espelho ou ainda uma penteadeira, com todos os acessórios e detalhes especiais para que ela cuide do próprio cabelo.

Use bonecos para incentivar os cuidados com o cabelo

Utilizar bonecos também é uma maneira de fazer a criança se interessar pelos cuidados capilares, além de ajudar a estimular a coordenação motora e o desejo de replicar em si mesmo os cuidados e penteados feitos nos bonecos.

Cada vez mais as mães e pais despertam esse interesse no autocuidado das crianças e é um ponto importante no desenvolvimento, que transforma completamente a visão de si mesmo e a autoestima infantil.


Comments

Uma resposta para “Como incentivar as crianças a cuidar dos próprios cabelos!”

  1. Olá tudo bem? Espero que sim :)
    Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
    Abraços e continue assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *