Tipos de cuidados para cabelo enrolado

0

Os cuidados para cabelo enrolado exigem atenção, para que ele fique sempre bonito e saudável. Cada tipo de cabelo possui uma rotina de cuidados específica, pois cada um funciona de uma forma.

Ao contrário do que se pensa, os cuidados para cabelo enrolado não são difíceis de seguir, mas exigem atenção e paciência. Nesse post, separamos alguns tipos de cuidado para cabelo enrolado que podem ser feitos até mesmo dentro de casa.

Cabelos enrolados merecem mais cuidados que o comum?

O cabelo enrolado precisa de cuidados específicos, assim como todos os tipos de cabelo possuem os seus. Mas é importante lembrar que os cachos fazem com que a oleosidade natural da raiz tenha dificuldades para chegar às pontas, por isso é um tipo que precisa naturalmente repor mais água.

O que não pode passar no cabelo enrolado?

Para manter seu cabelo enrolado bonito e saudável, o ideal é evitar produtos que possuem algum tipo de alisamento químico, pois eles podem interferir na estrutura dos cachos e fazer com que percam o volume e definição.

Qual o jeito certo de cuidar de cabelo enrolado?

A melhor forma de cuidados para cabelo enrolado é montar uma rotina de beleza popularmente conhecida como cronograma capilar, que é um grande auxiliador para repor tudo o que o cabelo enrolado precisa, de acordo com a sua necessidade semanal. Ele é dividido em três partes que são:

  • Etapa H – Hidratação: Repõe água, o que mais precisa ser reposto em cabelos enrolados;
  • Etapa N – Nutrição: Repõe nutrientes e desenvolve o brilho para os fios, além de diminuir o frizz (para quem ama uma boa definição);
  • Etapa R – Reconstrução: Fortalece a fibra capilar (essa etapa é que a menos aparece nos cronogramas, porque não se pode abusar dela, pois feita várias vezes seguidas, o cabelo pode engrossar e ficar aspecto pesado e sem movimento).

As etapas podem ser feitas a cada lavagem do cabelo, de forma intercalada, entre dois a três dias. Então, a cada etapa, você pode fazer uma finalização para manter seu cabelo sempre bonito e saudável.

É necessário pentear o cabelo enrolado todos os dias?

Não, pois existem finalizações que duram de 2 a 3 dias, a depender da curvatura dos seus cachos.

É necessário pentear o cabelo enrolado todos os dias?
É necessário. Fonte/Reprodução: original.

Tudo depende de como você mantém a sua rotina de cuidados para cabelo enrolado, pois ele é naturalmente mais seco do que os outros tipos de cabelo, e lavá-lo todos os dias pode auxiliar no ressecamento e prejudicar a hidratação dos fios.

Quantas vezes devemos pentear o cabelo cacheado?

Você pode alternar, ao finalizá-lo de dois em dois dias, ou entre um dia sim e outro não. Não há uma fórmula, pois cada cabelo reage de um jeito.

Quantas vezes devemos pentear o cabelo cacheado?
Cabelo cacheado. Fonte/Reprodução; original.

Para seu cabelo durar mais, é recomendável que utilize touca de cetim para dormir, pois assim, além de preservar o seu cabelo, auxiliará na diminuição do frizz enquanto dorme e caso não tenha se adaptado à touca, pode optar pela fronha de cetim no seu travesseiro.

Não há mistério na rotina de cuidados para cabelos enrolados, mas é importante lembrar que é necessário ter paciência para obter os resultados desejados. Aplicar uma rotina de cuidados como o cronograma capilar pode até ser complicado no início, mas depois que você se acostuma, tudo flui.

Então vale muito a pena separar alguns dias da sua semana e dar aquela atenção especial ao seu cabelo, ele merece e você também.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.