Cabelos 2C: Toda as Suas Dúvidas Respondidas Agora!

1

O seu cabelo é 2C? Se sim, quais as principais características dele? Como cuidar de forma adequada? Quais são os melhores produtos? Nesse novo guia do Cabelos Afros, você vai conferir todas as dúvidas sobre cabelos 2C respondidas por experts em tipos de cabelos.

O que é cabelo 2C?

dicas de cuidados

Muitas pessoas podem acreditar que esse tipo de cabelo é encaracolado. Todavia, o 2C na verdade representa os cabelos do tipo ondulado, com ondas que se iniciam nas raízes e criam um padrão de S até as pontas.

Qual é a diferença do cabelo 2C e cabelo 2B?

O cabelo do tipo 2B também tem um padrão ondulado em S, todavia, a onda começa um pouco mais abaixo das raízes.

Assim sendo, para diferenciar o cabelo 2C do 2B, é só você olhar onde começa a onda em S.

Qual é a diferença do cabelo 2C e 3A? 

como cuidar de cabelos 2c

Outro tipo de cabelo muito confundido com o 2C é o 3A. As diferenças é que o 3A tem um padrão de cachos soltos, mais uniforme em comparação com os cabelos 2C.

Qual é o melhor estilo para cabelo 2C?

Se o seu cabelo é do tipo 2C, você tem uma grande versatilidade de cortes, penteados e estilos para adotar. O mais indicado é adotar o estilo que valoriza o padrão natural do seu cabelo, sempre trabalhando na ondulação.

Você também pode assumir o liso, se desejar. Todavia, isso pode ser mais trabalhoso e incluir novos procedimentos na sua rotina de cuidados capilar.

Qual é a melhor escova para desembaraçar cabelo do tipo 2C? 

2c masculino

A escova certa pode te ajudar a modelar o cabelo, dando volume, melhorando a textura e reduzindo o efeito frizz

No caso de fios emaranhados, você precisará de uma escova para desembaraçar. As escovas de cerâmica ventilada costumam ser boas para esse propósito, também adicionando e definindo as ondas naturais dos seus cabelos.

Ao utilizar pentes, opte sempre por pentes de dentes largos, que evitam o frizz.

Qual é a frequência correta para lavar cabelos tipo 2C?

Você deve levar em média a cada quatro dias. Utilize um shampoo, depois um condicionador, e penteie os nós, finalizando com um condicionador sem enxágue.

Leia também: Tutorial de Shampoo Bomba

Como Cuidar de Cabelos 2C

2c

Os cabelos 2C tem características físicas próprias, o que o faz ter uma rotina própria de cuidados. Confira algumas dicas de como cuidar desse tipo de cabelo:

  • Cabelos ondulados, quando ressecados, costumam ficar bastante crespos e causarem o efeito frizz. Existem muitos produtos que você pode utilizar para controlar os fios e dar ordem aos fios rebeldes. Aposte em produtos específicos para cabelos ondulados.
  • Inclua uma máscara hidratante capilar pelo menos uma vez por semana para hidratar e condicionar o seu cabelo. Se você desejar economizar, existem máscaras caseiras que você pode fazer com ingredientes orgânicos e naturais.
  • Adicione algum óleo natural na sua rotina de hidratação. Você pode colocá-lo no seu shampoo para aumentar o condicionamento dos seus fios. Existem também óleos essenciais, que contam com componentes e ingredientes naturais para deixar seus fios mais brilhosos e saudáveis.
  • Proteja o seu cabelo do cloro da piscina. E também da salinidade da praia. No verão, os cuidados com seus cabelos devem ser redobrados.
  • Faça um cronograma capilar fixo. Você pode digitá-lo no Google Keep e segui-lo de forma religiosa. É muito importante a disciplina nos cuidados em cabelos do tipo 2C.
  • Evite utilizar instrumentos com muito calor nos seus cabelos como pranchas, chapinhas e escovas de calor.
  • Lembre-se sempre de utilizar produtos especificamente voltados para cabelos do tipo ondulado. Você raramente vai ver a especificação na embalagem como 2C, mas pode encontrar “ondulados” ou “cacheados”, sendo produtos feitos para esse tipo de cabelo, com a composição e ingredientes corretos para tratar e limpar seus cachos.
  • Evite produtos pesados, optando sempre por produtos mais leves, como espumas, mousses e soros capilares. Evite produtos muito baseados em óleos. Quando for optar por óleos, opte por de origem natural.
  • Cabelos do tipo 2C são mais propensos a pontas duplas. Dado isso, você deve cortar com frequência para remediar esse problema.
  • Sempre que utilizar calor, aposte em um bom protetor térmico para cabelos ondulados.
  • Sempre procure cortes que valorizem seu cabelo no aspecto que você desejar. Existem cortes específicos para dar mais volume, para reduzir o volume, para modificar o formato do rosto. Aposte sempre naquilo que combina com a sua personalidade.
  • Existem também penteados que podem te ajudar quando você não tiver vontade de seguir sua rotina de cuidados. Use e abuse deles.
  • Se você for dormir de cabelo molhado, enrole uma toalha ou lenço de cetim para absorver a umidade. Todavia, evite esse hábito.

Como você pode ver, não é tão simples cuidar desse tipo de cabelo. Mas é bem possível deixá-lo bonito, brilhante e hidratado se você manter a rotina de forma disciplinada.

Você ficou com alguma dúvida sobre o cabelo do tipo 2C? Deixe um comentário!

1 comentário
  1. […] e mantê-los mais bonitos e saudáveis. Aqui você entenderá de uma vez por todas a diferença de cabelo ondulado, cacheado e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.