Cronograma Capilar para Crescimento de Cabelos Cacheados

0

Você já sonhou em ter um cabelo mais hidratado, mais macio e com aquele brilho intenso? Se a resposta for sim, então sua hora chegou, nós preparamos pra você dicas e um passo a passo de como criar um cronograma capilar para crescimento de cabelos cacheados. 

O cronograma capilar é uma das formas mais eficazes de se conseguir êxito e melhorar a aparência e saúde dos cabelos. 

Basicamente esse processo se dá no período de um mês, durante as 4 semanas o tratamento é intercalado entre procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução.  

Gostou da ideia ? Então vem com a gente aprender a construir esse processo. 

Cachos crescem mais devagar?

cachos-definidos-caique-silva-395984-unsplash-7195389-2381442-7383768

Se você alguma vez já ouviu falar que os cabelos cacheados crescem mais devagar que os outros tipos de cabelo, você ouviu um dos mitos mais antigos e propagados relacionados ao crescimento dos cabelos de todos os tempos. 

Talvez você pergunte para alguém que tenha cabelo cacheado e essa pessoa diga que tem a sensação de que os outros cabelos crescem mais rápidos que os seus ou até mesmo você tenha essa sensação, mas saiba que isso não passa de impressão. 

Essa sensação se dá pelo fato de os cabelos já começarem a enrolar desde o couro cabeludo, tornando mais difícil a visualização do comprimento dos fios. A melhor forma de verificar o tamanho dos seus cachos é no momento em que eles estão molhados, os esticando. 

Pois bem, agora você já sabe, não há estudos ou provas que afirmam que cabelos cacheados têm um desenvolvimento mais lento que os demais tipos de cabelos. 

Mas e o que fazer para os cabelos cacheados crescerem mais rápido? Se liga nessas dicas. 

Como fazer o cabelo cacheado crescer mais rápido? 

Os cabelos cacheados necessitam de um cuidado específico, a começar pela lavagem. 

Os cabelos cacheados necessitam da sua oleosidade natural, este óleo natural é o responsável por manter a hidratação e o brilho dos cachos, por isso, busque por um shampoo mais hidratante, que ajuda a preservar esse óleo. 

A hidratação é outro fator importante no processo de crescimento dos cabelos cacheados, uma hidratação semanal vai exigir um esforço e um gasto maior porém a recompensa também será maior, é ela quem vai manter o aspecto capilar do seu cabelo mais vivo, mais intenso, mais saudável e mais brilhante. 

Além desses fatores a possibilidade do uso de máscaras específicas para cabelos cacheados, essas máscaras também auxiliam na hidratação, mas sua principal função é repor os nutrientes e as vitaminas escassas ou em níveis baixos e fortalecer os fios, tornando a quebra menos frequente e um desenvolvimento mais eficiente e saudável dos fios. 

Como montar um cronograma capilar para fazer os cachos crescerem?

O cronograma capilar pode ser seguido para todos os tipos de cabelo, o que muda é a finalidade do processo, se o foco é na hidratação, na nutrição ou na restauração.  

O ideal é que esses procedimentos sejam intercalados a cada dois dias, num período máximo de 48 horas entre eles. Por exemplo, caso tenha feito o procedimento de lavagem do cabelo na quarta, só retorne a lavar na sexta-feira e assim por diante. 

Antes de iniciar o cronograma capilar é importante entender em qual situação os fios de seu cabelo se encontram, pois o cronograma se baseia num único resultado e para que o resultado esperado seja atingido, os procedimentos devem ser respeitados,  não pule etapas. 

Mas e como descobrir qual processo precisa ser reforçado sem o auxílio de um profissional? Existe uma forma muito popular e eficaz que vamos aprender juntos. 

Esse procedimento se chama teste de porosidade, basicamente ele serve para verificar e avaliar quais as condições das cutículas do seu cabelo, as cutículas são responsáveis pela proteção das fibras do cabelo. O teste expõe se elas estão mais abertas ou mais fechadas. 

Realizando o teste de porosidade 

Para a realização do teste basta ter em mãos um copo com água, de preferência água filtrada e um fio seu de cabelo. 

Em seguida, adicione o cabelo na guarda por aproximadamente 10 minutos e observe. A posição em que o fio se encontra na água lhe contará qual processo do cronograma precisa ser trabalhado com mais eficiência e qual será sua agenda.  

Fio no fundo do copo: se o fio de cabelo afundou, talvez as notícias não sejam das melhores. Seu cabelo necessita urgente de reconstrução, pois as cutículas estão abertas e não estão agindo de forma eficiente, sendo assim, os nutrientes não entregam tudo que podem aos fios. 

Suas próximas semanas então serão distribuídas da seguinte forma:

  • S1: hidratação, nutrição e hidratação
  • S2: hidratação, nutrição e reconstrução
  • S3: hidratação, nutrição e hidratação
  • S4: hidratação, nutrição e reconstrução

Fio no meio do copo: no caso do fio ficar boiando no meio do copo, significa que a porosidade dos fios está média, ou seja, a nutrição é o procedimento mais importante a ser feito. 

Suas próximas semanas então serão distribuídas da seguinte forma:

  • S1: nutrição, hidratação e nutrição
  • S2: nutrição, nutrição e hidratação
  • S3: nutrição, hidratação e nutrição
  • S4: nutrição, hidratação e reconstrução

Fio na superfície do copo: neste caso o nível de porosidade pode ser muito baixo, então não há com o que se preocupar, basta seguir os procedimentos de manutenção dos cabelos e reforçar os processos de hidratação, para não haver dificuldade de absorção dos nutrientes.  

Suas próximas semanas então serão distribuídas da seguinte forma:

  • S1: hidratação, nutrição e hidratação
  • S2: hidratação, hidratação e nutrição
  • S3: hidratação, nutrição e hidratação
  • S4: hidratação, nutrição e reconstrução

Tratamentos caseiros para combinar com seu cronograma capilar

Confira a seguir tratamentos caseiros que cabem no seu bolso para combinar com seu cronograma capilar.

  • Hidratação: Como já sabemos, a função da hidratação é recuperar a água perdida dos fios de cabelo. Após realizarem diversos procedimentos químicos e fazer uso da chapinha e secador, os fios começam a desidratar, e o resultado disso será um cabelo quebrado e ressecados. Confira a seguir a receita fácil e simples que te ajudará de forma eficaz na hidratação dos fios.

Hidratação com folhas de babosa 

Ingredientes:

  • Uma folha de babosa e Máscara de hidratação que seja de seu costume usar.

Modo de preparo: Primeiramente corte ao meio a folha de babosa, em seguida retire todo o miolo transparente do seu interior, bata o conteúdo retirado no liquidificador. Após isso, misture a máscara de hidratação no conteúdo e aplique por todo o cabelo, massageie com frequência e deixe a receita agir por 30 minutos nos fios. Enxágue e finalize o cabelo como de costume. 

  • Nutrição: na nutrição é feita a reposição dos  óleos que se perdem ao longo do dia a dia. Nessa importante etapa, quando feita de forma caseira, são utilizados alguns óleos variados. Nas misturas podem ser adicionados outros ingredientes que potencializam ainda mais a nutrição. Confira a receita:

Nutrição de abacate com mel 

Ingredientes 

  • Abacate aproximadamente metade da fruta e uma colher de sopa de Mel.

Modo de preparo: Misture os dois ingredientes até que se forme uma pasta, aplique nos cabelos úmidos e deixe agindo por 20 minutos. Enxágue e seque seus cabelos como de costume. 

  • Reconstrução: considerada a mais importante das etapas, são utilizadas quando os fios estão muito danificados, tem como objetivo a reposição da queratina. 

Reconstrução utilizando gelatina incolor

Ingredientes 

  • Creme capilar para reconstrução, gelatina incolor sem sabor e 100 ml de água morna.

Modo de preparo: Dissolva o conteúdo da gelatina na água morna, após isso adicione duas colheres do creme de reconstrução. Aplique em seus cabelos, massageando mecha por mecha e deixe agindo 20 minutos. Enxágue e finalize como de costume. 

Gostou dos tutoriais? Comente!

Leave A Reply

Your email address will not be published.