A alopecia espontânea é chamada de tricotilomania e alopecia de tração. Danos no cabelo às vezes são causados por uma pessoa consciente ou inconsciente.
Tricotilomania
Esta forma de queda espontânea de cabelo é causada pela constante tração do cabelo e do cabelo. É mais comum em crianças pequenas, adolescentes e mulheres.
Afeta 50% mais mulheres do que homens. A queda de cabelo é causada por indivíduos que puxam o cabelo diretamente do couro cabeludo. Em casos mais graves, algumas pessoas também arrancam as sobrancelhas e os cílios. O tratamento da tricotilomania geralmente envolve consulta e ajuda psiquiátrica. Em alguns casos, ele só pode ser controlado com antidepressivos.
Alopécia por Tração
Existe uma causa muito comum de alopecia por tração inconscientemente. Este tipo de queda de cabelo é causado pela tração excessiva e contínua dos fios com diferentes tipos de penteados.
Rabos de cavalo, geeks, tranças e penteados africanos colocam muita pressão no cabelo. Isso levará gradualmente a um aumento da perda de cabelo. Se esse tipo de tração durar muito tempo, a queda de cabelo pode se tornar permanente. O tratamento da alopecia por tração é tão simples quanto mudar o penteado. Desde que reduza a pressão sobre o cabelo e os folículos.
Eflúvio Telógeno
Essa forma de queda de cabelo é comum durante períodos de estresse repentino e extremo. A alopecia telógena se manifesta como aumento da alopecia. Para aqueles sendo mais suscetíveis à queda de cabelo durante o telógeno, eventos repentinos ou muito perturbadores podem fazer com que os folículos pilosos parem de crescer prematuramente e entrem no telógeno. Em seguida, o cabelo fica em um período estático por 3 meses. Depois desse tempo, muito cabelo vai cair.
Normalmente, a pessoa se recupera e supera a condição antes que ocorra a queda de cabelo. Na maioria dos casos, a queda de cabelo é temporária e o cabelo se recupera em breve. No entanto, em alguns casos, só terminará depois que a causa da queda de cabelo for resolvida.
As mulheres são mais suscetíveis a esse tipo de queda de cabelo, pois há mais eventos que podem causá-la, como gravidez e parto. A perda de cabelo durante o período de descanso pode ser causada pelos seguintes motivos:
Alterações Hormonais
Existem muitas razões para as mudanças hormonais em nosso corpo, que levam à queda de cabelo, tais como:
Queda de Cabelo pós-parto:
Esta é uma causa comum de queda de cabelo. Cerca de 3 meses após o parto, muitas mulheres apresentam queda de cabelo devido a mudanças repentinas nos níveis hormonais.
Algumas estatísticas indicam que 20% das mães perdem os cabelos após o parto, enquanto outras apontam números maiores, próximos a 45%. Felizmente, na maioria dos casos, o cabelo volta ao normal dentro de 9 a 12 meses após o parto.
Muitas mulheres pensam que seus cabelos ficam mais grossos e fortes durante a gravidez. Essa mudança se deve ao aumento dos níveis de hormônios como estrogênio e progesterona, que mantém mais cabelo na fase de crescimento. No entanto, depois que o bebê nasce, muitos folículos pilosos entram repentinamente na fase de repouso devido ao rápido declínio nos níveis hormonais. Como resultado, esses fios finalmente caíram após 3 meses;
Queda de Cabelo resultante do uso da pílula contraceptiva:
As pílulas anticoncepcionais podem afetar os níveis hormonais e podem afetar o crescimento do cabelo. Em alguns casos, o cabelo pode ficar fraco devido à presença de hormônios masculinos em certos anticoncepcionais. Este tipo de queda de cabelo é semelhante ao tipo calvície ou alopecia androgênica.
No entanto, após parar de tomar pílulas anticoncepcionais, você pode experimentar um tipo de queda de cabelo semelhante ao que acontece após o parto devido à queda nos níveis hormonais.
Queda de cabelo derivada do mau funcionamento da glândula da Tiróide:
Normalmente, o primeiro teste que um médico ou especialista fará para um paciente com queda de cabelo é um teste de tireoide. Como todos sabemos, esse problema de glândula pode causar queda de cabelo.
Das duas doenças mais comuns da tireoide, qualquer uma delas pode causar queda de cabelo. Estamos nos referindo ao hipotireoidismo (produção insuficiente de tiroxina) e hipertireoidismo (produção excessiva de tiroxina).
A perda de cabelo pode ser causada por hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Em alguns casos, a queda de cabelo é rara, mas em algumas pessoas pode ser muito séria. Felizmente, esse tipo de queda de cabelo geralmente pode ser revertido com um tratamento adequado. Se você suspeitar que há um problema com sua tireoide, consulte um médico.
6 respostas para “Queda de cabelo auto-induzida”
Gostei do artigo, obrigada.
Amei as dicas, obrigada por compartilhar.
Gostei muito. Agora entendi o motivo de tanta queda. Obrigada
Minha queda e por tração e estresse. Vcs podem me indicar algo?
Querida preparei um tutorial especialmente para você confere ai https://cabeloafro.com.br/como-combater-a-queda-de-cabelo-causada-pelo-estresse/
Oi, Lúcia.
Podemos te ajudar com algumas dicas de artigos sobre queda de cabelo, inclusive devido ao estresse, que vão ajudar a tirar dúvidas. Conferi:
https://cabeloafro.com.br/a-ausencia-de-quais-vitaminas-causa-queda-de-cabelo/
https://cabeloafro.com.br/como-o-estresse-causa-queda-de-cabelo-previna-se/
https://cabeloafro.com.br/como-combater-a-queda-de-cabelo-causada-pelo-estresse/
https://cabeloafro.com.br/como-parar-a-queda-de-cabelo/
[…] testosterona é realmente interessante. De acordo com o canal do YouTube do The Medicine Journal, é um hormônio esteróide de um grupo denominado […]